Acontece na BBM

Convite: Lançamento da revista BBM

A Revista BBM: primeira edição "Nesta edição de estreia, o destaque é o dossiê Viajantes, com textos dedicados aos relatos de visitantes que, em sua maioria, chegaram ao Brasil com o estabelecimento da corte portuguesa. O tema tem atravessado séculos e ainda hoje é objeto de pesquisas de estudiosos e teóricos, que buscam nesses diários informações históricas, estéticas e literárias". (Jornal da USP)

Os editores são Plínio Martins Filho, do setor de publicações da BBM, e Carlos Alberto Zeron, diretor da biblioteca. O projeto gráfico é de Gustavo Piqueira e Casa Rex. 

Eventos da semana

20/03 - Ciclo de encontros "Olhares Transversos - Programas Públicos"
Mesa 2 – Integração, identidades e processos colaborativos: pesquisas e práticas

 

21/03 - Concerto do Núcleo de Performance dos Professores do Departamento de Música da Eca-USP

 

22/03 - Primeiro Recital de Bach Anno V - Série de recitais de cravo na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin 
"O cravo bem temperado - livro II" (1738-1742) e as "Partitas" (1726-1731), de Johann Sebastian Bach (1685-1750), em oito recitais

 

Mesa-redonda: "GESTÃO EM RISCO OU GESTÃO DE RISCO? A situação da salvaguarda do patrimônio cultural nacional"

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin convida para as mesas-redondas em Conservação e Restauração do projeto "Em debate: a conservação e a restauração no Brasil".

O quinto encontro será no dia 21 de março de 2019, às 10h, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados da USP - IEA, com o tema "GESTÃO EM RISCO OU GESTÃO DE RISCO? A situação da salvaguarda do patrimônio cultural nacional".

Eventos musicais da semana

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin convida para três eventos de música esta semana. Venha prestigiar o recital de violino da ECA-USP (12), o concerto inaugural da série internacional de música USP (14) com o pianista János Palojtay, e o quarteto de flautas multifônico da OSUSP (15). 

 

Expediente da BBM no Carnaval

Informamos que a biblioteca estará fechada no período de 2 a 6 de março de 2019. O expediente será retomado no dia 7 de março de 2019.

Ciclo de debates amplia olhares sobre exposição sensorial gratuita na BBM

Com 255 obras táteis de autoria compartilhada, a mostra gratuita TOQUE, realizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, ganha a partir de 13 de março o ciclo de encontros Olhares Transversos - Programas Públicos com profissionais de diversas áreas. A curadoria e mediação dos encontros é da professora e artista visual Lilian Amaral.

PRIMEIRA EDIÇÃO DO BOLETIM 3X22

Ao completar o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moder­na no ano de 2022, abre-se a oportunidade para refletir e redimensio­nar a história da nossa formação - do Esta­do e da Sociedade, assim como da cultura histórica brasileira. O projeto 3 vezes 22 não é apenas a celebração de duas datas canônicas, mas uma tentativa de entre­cruzar as temporalidades da Independên­cia (1822), do Modernismo (1922) e da história contemporânea (2022).

Prorrogação da Exposição interativa "TOQUE"

PRORROGADA ATÉ O DIA 25 DE ABRIL DE 2019.

Local: Sala BNDES

Visitação: das 8h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Curadoria: Hélio Schonmann

Mais informações: https://www.bbm.usp.br/node/422 

Exposição relembra viagem de Spix e Martius pelo Brasil

A jornada que há 200 anos ajudou a criar o desenho do nosso país é tema da nova mostra da Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP

Notícias na Mídia

21/02/2019 - Seminários destacam o lado esquecido do Modernismo brasileiro: https://jornal.usp.br/cultura/seminarios-destacam-o-lado-esquecido-do-modernismo-brasileiro/

21/01/2019 - USP vai premiar estudos sobre Semana de 22 e Independência do Brasil: https://jornal.usp.br/universidade/usp-vai-premiar-estudos-sobre-semana-de-22-e-independencia-do-brasil/

Páginas