Acontece na BBM

SEGUNDA EDIÇÃO DO BOLETIM 3X22

O primeiro Boletim 3X22 abordou a temática do Manifesto, discutindo o conceito de caráter nacional e se utilizando dos manifestos propriamente ditos como fontes históricas, a fim de destacar o nível de compreensão a respeito do que se pensava e se produzia nos momentos de elaboração das obras. E se outrora nos valemos desses manifestos como um elemento comum entre os Brasis dos séculos XIX e XX, no sentido de discutir suas proximidades e distanciamentos, desta vez vamos mais fundo no debate identitário e pegamos carona no inflamado dilema sobre o que é, afinal, ser brasileiro.

Revistas no Brasil: O Acervo da BBM/USP e a Produção Inusitada das Revistas Cariocas, Capixabas e Curitibanas

Sob a coordenação da pesquisadora Ana Luiza Martins e participação das Profa. Dra Letícia Pedruzzi Fonseca  (UFES), Profa. Dra. Tania Regina de Luca (UNESP/CNPq) e Profa. Dra. Rosane Kaminski (UFPR), o seminário Revistas no Brasil: O Acervo da BBM/USP e a Produção Inusitada das Revistas Cariocas, Capixabas e Curitibanas ocorre no dia 21 de maio na sala Villa Lobos a partir das 9h.

PROGRAMAÇÃO

9:00-10:00 APRESENTAÇÃO: Prof. Dr. Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron e Profa. Dra. Marisa Midori Deaecto

Semana de 22: História e Legado, o projeto 3x22 no Café Filosófico

Acompanhe a programação da parceria entre o Café Filosófico da TV Cultura e o projeto 3 vezes 22

Poeta das Artes Gráficas, Elvino Pocai é tema de exposição na BBM

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebe de 7 de maio a 21 de agosto a exposição Elvino Pocai: Poeta das Artes Gráficas. "A memória de Pocai e de seus livros se misturam com a história gráfico-editorial brasileira", diz a pesquisadora Cristiane Tonon Silvestrin,  que divide a curadoria da mostra com o professor Plinio Martins Filho.

Exposição reúne obras inspiradas pelo primeiro livro de Jorge Amado

Com diferentes técnicas, artistas recontam as histórias da beira de um cais da Bahia presentes no livro Mar Morto

 

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebe a partir do dia 8 de maio a exposição "A Imagem e a Palavra - Mar Morto, Jorge Amado", com idealização e coordenação da artista plástica Altina Felício.

Música e teatro na obra de Machado de Assis são recorte da nova edição de revista editada pelo Prof. Hélio de Seixas Guimarães

Revista MAEL apresenta dossiê em sua primeira edição de 2019

Público é convidado a descortinar as referências culturais e estéticas do escritor que, na visão do crítico David Jackson (Universidade de Yale), observou a vida como um grande espetáculo

Narrativas Arquitetônicas na perspectiva dos viajantes estrangeiros: documentos do patrimônio textual e iconográfico

A Palestra discorrerá sobre fundos documentais reunidos no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), tendo em vista evocar a dinâmica das pesquisas realizadas pela palestrante nesta instituição, com base em fontes manuscritas e impressas. O interesse por tais testemunhos é corroborar a contextualização da arquitetura brasileira e da vida cotidiana no Brasil, dos anos finais do século XVIII ao início do XIX, e as narrativas sobre lugares e fatos diários que se sucederam no espaço urbano, nos ambientes religiosos e nas moradias daqueles tempos.

Concerto da OSUSP: Harpa e Flauta

No próximo dia 26, às 12h30, a sala villa-lobos da BBM receberá Paula Manso (Flauta) e Suelen Sampaio (Harpa) para nos agraciar com um concerto da OSUSP.

FÓRUM VOZES VEGETAIS: diversidade, contradomesticação, feminismo e histórias da floresta

A virada do milênio vem se acompanhando de reviravoltas a um só tempo ontológicas, epistemológicas e políticas. Modos próprios de ser exigem modos próprios de conhecer e agir. Animais, objetos tecnocientíficos e artísticos, espíritos e éteres, plantas. As plantas, mil maneiras de escutá-las desde sempre, mas agora sob constrangimentos de vida e morte inéditos em escala e velocidade. Um mundo que perde a paciência, diante da confusão do relógio com o tempo, do crescimento com o desenvolvimento. A grande domesticação modernizadora na berlinda.

Encontros literários BBM no vestibular: palestras gratuitas sobre livros da FUVEST

O projeto BBM no Vestibular da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) nasceu em 2017 com o objetivo de aproximar os vestibulandos das obras literárias e está alicerçado na convicção de que a Universidade de São Paulo deve estreitar seus laços com a sociedade  para quebrar barreiras entre o grande público e o universo científico e acadêmico.

Páginas