Consulta ao acervo

Os materiais impressos e manuscritos que constituem o acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) estão a serviço de pesquisadores e estudiosos que têm interesse em conhecer mais a fundo temas da história, da literatura, da arte e da cultura brasileira em geral.

O acervo é constituído por livros, folhetos, periódicos, mapas, manuscritos, gravuras etc. Todos esses materiais abrangem uma grande variedade de temas relacionados ao Brasil. Pela quantidade e importância deve-se destacar os livros de história, de literatura e crítica literária, os relatos de viajantes e missionários e os almanaques e periódicos nacionais.

Devido ao caráter raro e especial desses materiais, o acervo da Biblioteca não é circulante, ou seja, não há empréstimo de obras.

Apesar disso, o pesquisador pode consultar qualquer item do acervo na Sala de Consulta Rubens Borba de Moraes sob supervisão de um membro da equipe.

A consulta ao acervo da Biblioteca pode ser realizada pelo Catálogo Geral da USP (Dedalus).

Parte do acervo já digitalizado encontra-se disponível para consulta e download neste site.

O atendimento aos pesquisadores é realizado diretamente no edifício da BBM, como também pelo telefone (11) 2648-0317 ou pelo biblioteca@bbm.usp.br.

Não são realizadas fotocópias.

Horários de consulta ao acervo