Hercule Florence, L’ami des Arts livré à lui-même. Recherche et découvertes sur différents sujets nouveaux

Redigido entre 1837 e 1859 como compêndio ilustrado de sua vida e obra, o L’Ami des Arts é o manuscrito mais importante de Hercule Florence (1804-1879) e um dos mais importantes para a história da fotografia mundial. Contém, além da autobiografia, a descrição de suas pesquisas e invenções, e a versão final (e a única completa) do relato da Expedição Langsdorff (1825-1829).

Nascido em Nice e criado em Mônaco, com vinte anos de idade Hercule Florence partiu para o Brasil, imbuído de grande curiosidade científica e inspirado pelo romance Robinson Crusoé de Daniel Defoe.

Contratado como desenhista da expedição liderada pelo Barão Langsdorff (1774-1852), Hercule Florence percorreu mais de 13 mil quilômetros pelos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará – a maior parte navegando pelos rios Tietê, Paraná, Paraguai, Tapajós e seus afluentes. Durante o percurso, documentou em textos e imagens a fauna, a flora, a paisagem e os tipos sociais encontrados.

Após a viagem, radicou-se na vila de São Carlos (hoje Campinas), então a mais importante da província paulista. Ali constituiu família e viveu até seu falecimento.

Além de importante obra sobre o interior paulista (usada para a construção da iconografia paulista e do mito do bandeirante), implantou a primeira tipografia da cidade e desenvolveu múltiplos inventos: a fotografia (por ele descoberta em 1833, antes de Louis Daguerre na França); novas técnicas de impressão (poligrafia e pulvografia); papel inimitável (para papel-moeda); registro das vozes dos animais em partitura (zoofonia); tipo-sílabas (sinais precursores da taquigrafia); caminhos aerostáticos e muitos outros.

Todas estas pesquisas, além do relato ilustrado da Expedição Langsdorff, estão contidas no inédito L’ami des arts livré à lui même.

Depositário dos originais, o Instituto Hercule Florence (IHF) promoveu o restauro, a digitalização em alta resolução, a transcrição diplomática do manuscrito e a produção do fac-símile.

O lançamento desta primeira iniciativa editorial do IHF foi realizada na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin em 18 de setembro de 2018, com uma roda de conversa com os Professores da USP Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron e Boris Kossoy, da Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria de Fátima Costa, e de Antonio Florence, fundador do IHF.

Saiba mais:

http://www.ihf19.org.br/lami/pt-br/

https://jornal.usp.br/cultura/fac-simile-de-hercule-florence-tem-edicao-internacional/

Faça o download do fac-símile e da transcrição da obra

Hercule Florence;L’ami des Art