Publicado em 20/11/2024
Por Elena Souza
Na última quinta-feira, dia 14/11, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) recebeu um grupo de alunos e professores do curso "Centro de Memória: fundamentos e perspectivas". O grupo participou de uma visita técnica pela BBM, além de promover uma homenagem à historiadora e professora Ana Maria de Almeida Camargo (1945 - 2023), idealizadora do curso.
Os visitantes puderam conhecer o laboratório de digitalização, onde as obras, após o processo de avaliação e cuidado no Laboratório de Conservação, são transformadas em arquivos digitais. O supervisor do Laboratório, Jony Favaro, apresentou ao grupo algumas cartilhas elaboradas especialmente para a orientação dessas atividades na BBM.
A visita, que também também contou com as explicações dos bibliotecários Jeanne Lopez e Rodrigo Garcia, contemplou ainda os gabinetes dos pesquisadores, a sala de consulta Rubens Borba de Moraes e a Sala dos Grandes Formatos.
O grupo observou algumas obras do acervo. Entre elas, estava o manuscrito de "O mundo coberto de penas", livro de Graciliano Ramos que ficou conhecido sob o título "Vidas Secas".
Após a visita, o grupo se reuniu na sala Villa-Lobos para uma homenagem à memória de Ana Maria de Almeida Camargo, que faleceu no ano passado.
Professores e colegas de Ana Maria deram seus depoimentos sobre momentos marcantes que vivenciaram com ela, ressaltando sua importância para a área de arquivologia no Brasil.
A historiadora, que trabalhou com Rubens Borba de Moraes, realizou grandes contribuições ao Arquivo Geral da USP e ao sistema Dedalus USP, que possibilita a recuperação de informações dos acervos disponíveis nas bibliotecas da Universidade.
O curso é realizado por uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e a BBM, com apoio da Associação dos Arquivistas de São Paulo (Arq-SP) e a Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME).
Confira alguns registros da visita:
Fotos: Elena Souza/ BBM-USP