Exposições anteriores

Editores Artesanais Brasileiros

De 10 de agosto a 10 de novembro, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebeu a exposição "Editores Artesanais Brasileiros"

O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros

A exposição reconstruiu a trajetória de diversos grupos indígenas a partir dos registros de Hercule Florence (1804-1879), artista e cientista de origem franco-monegasca que percorreu o interior do Brasil integrando a Expedição Langsdorff (1825-1829).

Além das mil e uma noites e dias: 35 Anos do Ateliê Calcográfico Iole

De 29 de agosto a 16 de outubro, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebeu a exposição comemorativa "Além das mil e uma noites e dias: 35 Anos do Ateliê Calcográfico Iole".

Pintura e poesia no centenário de Orpheu

De 25 de maio a 26 de junho de 2015, a exposição apresentou um conjunto de aquarelas de Alfredo Margarido inspiradas em poemas e na biografia de Fernando Pessoa – um dos principais membros do grupo da revista Orpheu.

José Mindlin: condecorações e homenagens

A exposição reuniu alguns dos prêmios, condecorações e homenagens recebidos pelo bibliófilo ao longo da vida por sua importante presença e atuação no universo cultural brasileiro.

Iconografia na Coleção Mindlin de livros alemães sobre o Brasil do século XVI ao século XX

Mostra reuniu 70 obras de viajantes e naturalistas que visitaram o país no período e registraram em língua alemã suas impressões.

Crônica: o tempo à prova, à prova do tempo

Com livros raros do acervo, documentos de cronistas e outros objetos relacionados às crônicas, a mostra recriou a atmosfera de temas típicos desse gênero literário como a passagem do tempo, a memória, os pequenos fatos e objetos cotidianos.

Memórias gravadas: a História de Ruth

Ruth Sprung Tarasantchi

Com curadoria de Gisele Ottoboni, a exposição fez parte das comemorações dos 80 anos de vida da artista, restauradora, pesquisadora e historiadora de arte Ruth Sprung Tarasantchi (Sarajevo, Iugoslávia – atual Bósnia-Herzegovina, 25/10/1933).

Editores Artesanais Brasileiros

A mostra temporária apresentou exemplares de livros publicados por grandes nomes que criaram na década de 1950 selos editoriais através dos quais publicavam livros de própria autoria e de escritores altamente qualificados.

Destaques da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

A exposição reuniu cerca de cem títulos da coleção, que permaneceram expostos até 5 de julho de 2013

Subscrever Exposições anteriores