Seminário Mindlin

O Seminário Mindlin é um evento realizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin em homenagem ao seu fundador, na intenção de cumprir com uma das vocações da biblioteca, que é promover a produção e a divulgação do conhecimento assim como o amplo debate sobre os temas ligados aos estudos sobre o Brasil e sobre a cultura do livro e da leitura. Para realizar essa tarefa, a cada ano um tema tema é escolhido para ser debatido por pesquisadores, professores, escritores e profissionais do livro do Brasil e do exterior. Dessa maneira, o público tem acompanhado uma grande pluralidade de visões sobre os temas discutidos, o que faz de cada Seminário um espaço fértil para a construção do conhecimento.

Seminário Mindlin 2012: Plantin & Craesbeeck. Um mundo sobre papel: livros, gravuras e mapas na era dos descobrimentos

O Seminário Mindlin 2012 foi realizado em 26, 27 e 28 de junho, na Biblioteca Mário de Andrade, em parceria com o Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, com o tema "Plantin & CCraesbeeck. Um mundo sobre papel: livros, gravuras e mapas na era dos descobrimentos". O evento buscava refletir sobre a produção e a circulação dos saberes nos séculos XVI a XVIII, oferecendo uma visão de conjunto sobre a cadeia de produção e distribuição dos livros flamengos nos domínios portugueses e espanhóis, especialmente durante a união das monarquias ibéricas (1580-1640), quando se intensificaram os contatos entre os impressores e livreiros flamengos e portugueses, configurando redes comerciais e intelectuais em várias línguas que atravessaram três oceanos e quatro continentes.

Seminário Mindlin 2011: Frei Mariano Veloso e a Tipografia do Arco do Cego

O Seminário Mindlin 2011 foi realizado em 21, 22 e 23 de setembro, na Pinacoteca do Estado, com o tema "Frei Mariano Veloso e a tipografia do Arco do Cego”. O seminário objetivava comemorar os 200 anos da morte de Frei Mariano da Conceição Veloso (1741-1811), reunindo especialistas em sua obra e legado como naturalista e editor da Tipografia do Arco do Cego em Lisboa, cujo objetivo era publicar traduções para o português de obras científicas estrangeiras e, assim, divulgar novas técnicas e culturas capazes de promover o progresso no Brasil. Simultaneamente ao seminário, foi realizada na Pinacoteca, de 24 de setembro a 15 de novembro, uma exposição composta de obras do Arco do Cego pertencentes ao acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Seminário Mindlin 2010: O Futuro das Bibliotecas

O Seminário Mindlin 2010 foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro, na Casa de Cultura Japonesa, Cidade Universitária, tendo como tema “O futuro das bibliotecas”. Ao refletir sobre os diferentes espaços para o livro, as diferentes formas do livro e os diferentes olhares sobre o livro num momento em que, cada vez mais, o meio digital se afirma na circulação da informação, podemos discutir os caminhos que despontam para os novos significados dessas relações e os novos sentidos das Bibliotecas. Em sua sessão de abertura foram feitas homenagens a José Mindlin e ao Prof. István Jancsó, além de ter sido lançada a Versão 2.0 da Brasiliana Digital e a Plataforma Corisco.

Seminário Mindlin 2009: Livros, leituras e novas tecnologias

O Seminário Mindlin 2009 foi o primeiro da série anual de Seminários Mindlin da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Foi realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Museu de Arte de São Paulo – MASP, tendo como tema “Livros,leituras e novas tecnologias”. Este seminário reuniu profissionais envolvidos em projetos de conservação e de digitalização para compartilharem experiências sobre a expansão acelerada da sociedade de informação, onde as bibliotecas digitais ganharam centralidade nas estratégias de construção e de preservação dos sistemas culturais e de desenvolvimento de políticas de difusão cultural, pesquisa e formação. Em sua mesa de abertura houve uma homenagem a José Mindlin e o lançamento da Brasiliana Digital.