"Com Passo Sincopado", uma aula-espetáculo com Antonio Nóbrega

No dia 28 de novembro, às 17h, aconteceu no Auditório István Jancsó o evento Com Passo Sincopado, uma aula-espetáculo sobre dança e cultura brasileira com Antonio Nóbrega.

Aliando sofisticada formação erudita com as raízes populares da cultura brasileira, o multiartista Antonio Nóbrega se filia, com sua música e dança, à linhagem de Mário de Andrade, Villa–Lobos e Guimarães Rosa, ao desenvolver um trabalho de criação que incorpora expressões como os brincantes de caboclinho, de cavalo-marinho, frevo, e as reler e reinterpretar mobilizando um vasto repertório de técnicas e saberes do universo da cultura erudita. Por meio da pesquisa das confluências das matrizes europeias, negras e indígenas do universo cultural brasileiro, Nóbrega produz um novo olhar sobre nossa formação, modos de ser, e os traduz em sons e movimento.

Com Passo Sincopado é uma aula-espetáculo na qual Nóbrega explora as possibilidades e sentidos da síncopa (elemento rítmico que cria uma relação tensa entre os tempos fortes e fracos do compasso), para propor uma leitura da cultura brasileira, em que o artista apresenta a natureza e características do imaginário corporal popular brasileiro e o modo como esse imaginário, se articulando na constituição de uma linguagem brasileira de dança, sugere pistas e indicações para uma interpretação e compreensão do país.

Com Passo Sincopado, uma aula-espetáculo com Antonio Nóbrega

Local: Auditório István Jancsó (276 lugares)
Quando: dia 28 de novembro, às 17h
Serão distribuídas senhas a partir das 16h na recepção do Auditório, por ordem de chegada, em razão do número limitado de assentos disponíveis.