Pintura e poesia no centenário de Orpheu

A exposição Pintura e poesia no centenário de Orpheu apresenta um conjunto de aquarelas de Alfredo Margarido inspiradas em poemas e na biografia de Fernando Pessoa – um dos principais membros do grupo da revista Orpheu, cujo centenário se comemora em 2015.

Alfredo Augusto Margarido (1928-2010) foi poeta, ensaísta, romancista, sociólogo, antropólogo, historiador, tradutor, artista plástico, politólogo, jornalista e professor universitário na França, no Brasil e em Portugal. Como crítico literário, dedicou-se, entre outros assuntos, ao estudo de Fernando Pessoa, que também inspirou sua obra iconográfica.

São apresentadas 38 obras originais, pertencentes ao acervo do Cedae, da Unicamp, e a coleções particulares brasileiras, com projeto expográfico que visa a ressaltá-las.

A exposição integra a programação paralela ao Congresso Internacional 100Orpheu, realizado na USP de 25 a 28 de maio de 2015, em parceria dessa instituição com a Universidade de Lisboa e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

Durante a mostra, a Editora da Unicamp e a Edusp lançam uma nova edição revista e ampliada do livro 33 + 9 leituras plásticas de Fernando Pessoa (Porto: Fundação Eng. António de Almeida; Campinas: Editora da Unicamp, 1988), agora com o título Poesia e Pintura: Fernando Pessoa por Alfredo Margarido.

Pintura e poesia no centenário de Orpheu

Local: Sala BNDES