Além das mil e uma noites e dias: 35 Anos do Ateliê Calcográfico Iole

De 29 de agosto a 16 de outubro, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebe a exposição comemorativa Além das mil e uma noites e dias: 35 Anos do Ateliê Calcográfico Iole, com curadoria de Iole Di Natale e projeto executivo de Gisele Ottoboni.

Fundado em 1980 pela artista italiana, Iole Di Natale, o ateliê calcográfico Iole mantém sua proposta como um espaço de estudo, produção e reflexão sobre a gravura em metal. Aos cinquenta anos de carreira, Iole mantém uma rotina intensa, entre o fazer artístico e docência, contribuindo valorosamente com a difusão da técnica da gravura em metal, e mantendo intercâmbio com o mercado de arte europeu, participando e organizando mostras de artistas da gravura brasileira.

Aquarelista, escultora e gravadora, premiada no Brasil e no exterior, a obra de Iole retrata de modo autorreferente, lugares, paisagens, objetos, e o amor cultivado, a paixão e o erotismo na vida conjugal. Nesta exposição Iole expõe uma coletânea de gravuras, que marcaram os 35 anos de sua produção, com destaque para o álbum “Eros”. A exposição reúne 67 obras de 32 artistas, entre frequentadores e amigos da artista.

Artistas especialmente convidados:
Evandro Carlos Jardim, Gianni Baretta, Gisele Ottoboni, Roberto Mazzetto, Rubens Matuck, Ruth Sprung Tarasantchi

Artistas frequentadores do Ateliê Calcográfico Iole:
Altina Felício, Ana Cristina Andrade, Anna Vieitas, Antonio Carlos Rampazzo, Beatriz Simões, Carla Petrini, Carmen Seiller, Cassiano Pereira Nunes, Fátima Lourenço, Francisca Do Val, Gilberto Habib Oliveira, Graça Grant, Heloisa Pessoa, Ivani Ranieri, Ivone Beltran, Lílian Arbex, Lourdes Bonaldi, Maria Pinto, Marina Martinelli, Mary Carmem, Nelson Maldonado, Nilmar Silveira, Ricardo Granata, Rose Soares, Salete Mulin, Silvia Raso, Valdo Rechelo, Vera Chalmers, Zilá Troper

Além das mil e uma noites e dias: 35 Anos do Ateliê Calcográfico Iole

Local: Sala BNDES (acesso pela Livraria João Alexandre Barbosa)
Duração: de 29 de agosto a 16 de outubro
Horário: segunda a sexta, das 9h às 20h (em 29 de agosto, das 10h às 15h)
Entrada gratuita
Projeto 35 Anos Ateliê Calcográfico Iole