Maria Fumaça - No Caminho dos Goyazes

O Laboratório de Música de Câmara e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin apresentam em 6 de agosto de 2015, às 12h, o evento musical Maria Fumaça - No Caminho dos Goyazes.

O show "Maria Fumaça - No Caminho dos Goyazes", vem tematizar o universo em que mergulharam as integrantes do grupo no processo de criação artística, musical e identitária. O nome do grupo, inspirado nas locomotivas a vapor do séc. XIX, apelidadas de Maria Fumaça, traduz de certa forma os caminhos já não mais percorridos no país, por onde outrora o precioso Brasil agrícola se impulsionava. "No Caminho dos Goyazes" cita portanto a linha férrea que passava pelo corredor de estradas paulista, a “Paulistânea”, e seguia até Goiás, onde se deu e formou parte da cultura caipira. O Grupo Maria Fumaça faz em seu show uma viagem, passando do interior do Brasil, onde a cultura caipira sofre as influências de outras músicas latinas, até a capital. Nessa viagem leva consigo um bem precioso, a paixão por suas origens, sua cultura regional e caipira.

Formado por alunas do Departamento de Música da ECA-USP, as “Marias” apresentam o repertório sob seus olhares femininos, trazendo o universo cancioneiro e instrumental da música caipira. Em seus trilhos, a cada parada, mesclam diferentes composições e épocas de sua história, inclusive composições próprias. O espetáculo incita o diálogo da música caipira com outras músicas latinoamericanas, que enriquece e estreita a relação musical entre culturas, e tem como tema central a vida e os sentimentos da mulher e do homem simples do campo e sua relação com a natureza.

Coordenação do LAMUC - Michael Alpert
Chefe do CMU - Mônica Lucas

Maria Fumaça - No Caminho dos Goyazes

Local: Sala de Música da BBM
Endereço: Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo, SP
Quando: 6 de agosto de 2015
Entrada gratuita