Lançamento da Revista "LIVRO nº 6" e da exposição "As bibliotecas de Maria Bonomi"

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE) e a Ateliê Editorial convidam para o lançamento da Revista Livro nº 6 e da exposição "As bibliotecas de Maria Bonomi", no dia 03 de maio, quarta-feira, às 18h, na Sala Multiuso desta Biblioteca.

AS BIBLIOTECAS DE MARIA BONOMI E A REVISTA LIVRO

Maria Bonomi dispensa apresentações; mas a próxima exposição, com as xilogravuras que fez para a revista Livro merece comentários.

Ao conhecer a revista LIVRO, do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele), da Universidade de São Paulo, Maria empolgou-se e resolveu fazer 23 xilogravuras de bibliotecas do mundo.

O Nele dedica-se a estudar os mais variados aspectos que se referem ao livro, desde sua produção, confecção e edição até os múltiplos assuntos que o fazem. Maria tratou de simbolizar, em suas xilogravuras, os espaços que o guarda: as bibliotecas. Juntos, fizeram a sexta revista LIVRO.

No próximo dia 3 de maio, na hoje conhecida Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, será inaugurada uma exposição com as Bibliotecas de Maria, xilogravuras, ao lado de outras obras que a artista fez ao longo de sua trajetória e que foram impressas em jornais e outras revistas. Também estarão expostas ilustrações que a artista produziu para o livro de poemas infantis de Cecília Meireles, Ou Isto ou Aquilo, assim como diversas matrizes de madeira que ela sulcou para diferentes publicações.

Esse conjunto de obras foi reunido para lançar o sexto número da revista LIVRO, que traz várias das bibliotecas da artista. Como afirma uma das curadoras da mostra, Mayra Laudanna, destacar as bibliotecas que Maria Bonomi produziu para essa revista possibilitou montar uma exposição que procura evidenciar a diferença entre as imagens que são realizadas para ilustrarem livros de poesias, de contos, artigos, entre outras publicações, as obras que apenas são inseridas em impressos vários e os trabalhos que são feitos a partir de uma ideia, a exemplo das xilogravuras da artista que referenciam bibliotecas do mundo.

Local: Sala Multiuso da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Endereço: Av Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária