XXI Colóquio Mindlin - "Uma biblioteca de escritor: a biblioteca de Murilo Mendes" por Júlio Castañon Guimarães (Fundação Casa de Rui Barbosa)

A Direção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin convida para o XXI Colóquio Mindlin "Uma biblioteca de escritor: a biblioteca de Murilo Mendes", a ser apresentado por Júlio Castañon Guimarães (Fundação Casa de Rui Barbosa), no dia 10 de agosto de 2017, quinta-feira, às 14h, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca.

 

Uma biblioteca de escritor: a biblioteca de Murilo Mendes

por Júlio Castañon Guimarães (Fundação Casa de Rui Barbosa)

A biblioteca do poeta Murilo Mendes faz  parte do Museu de Arte Murilo Mendes, da UFJF (onde está também sua coleção de artes plásticas), constituindo importante fonte de pesquisa para o estudo desse escritor. Ainda que não constitua a integralidade da biblioteca por ele formada, é possível examiná-la do ponto de vista tanto da produção literária do poeta quanto de sua formação intelectual. Relativamente modesta em número de volumes (sobretudo se comparada com bibliotecas de outros escritores, como Mário de Andrade ou Haroldo de Campos), permite, no entanto, perceber o espectro de interesses de seu proprietário e também sua permanente busca de atualização. Constituída por obras de várias áreas do conhecimento, apresenta ainda aspectos habituais nesse tipo de biblioteca, como datações, dedicatórias, anotações, locais, que em muito contribuem para o conhecimento do percurso de Murilo Mendes. Mesmo suas lacunas e a dispersão por que passou podem constituir elementos das relações que se estabelecem entre biblioteca, coleção de artes plásticas e obra do autor.

 

10 de agosto de 2017

14 h

Sala Villa-Lobos
 

Evento gratuito e aberto ao público.

Não há necessidade de inscrição.