XXII Colóquio Mindlin - "Os saberes dos trabalhadores gráficos na construção do livro em São Paulo na primeira metade do século XX" por Paulo Iumatti (IEB-USP)

A Direção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin convida para o XXII Colóquio Mindlin "Os saberes dos trabalhadores gráficos na construção do livro em São Paulo na primeira metade do século XX", a ser apresentado pelo Prof. Dr. Paulo Iumatti (IEB-USP), no dia 17 de agosto de 2017, quinta-feira, às 14h, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca.

 

Os saberes dos trabalhadores gráficos na construção do livro em São Paulo na primeira metade do século XX

por Paulo Iumatti (IEB-USP)

Até que ponto os saberes dos operários e artesãos do setor gráfico foram incorporados à construção gráfica e material do livro brasileiro? Procuraremos dar uma resposta parcial à pergunta, investigando a história do livro em São Paulo na primeira metade do século XX, quando a indústria gráfica e editorial paulistana se tornou a maior do Brasil e passou por um processo acentuado de mecanização, especialização e padronização. Apresentaremos, na palestra, algumas possibilidades de pesquisa, envolvendo tanto uma incursão no mundo dos gráficos, sob o pano de fundo da história social e cultural da cidade, como uma investigação acerca da forma dos livros, atenta aos projetos editoriais e às possibilidades de intervenção dos operários e artesãos gráficos.​​​​​​.

 

17 de agosto de 2017

14 h

Sala Villa-Lobos
 

Evento gratuito e aberto ao público.

Não há necessidade de inscrição.