Exposição: A Imagem e a Literatura Latino Americana

Exposição ‘A Imagem e a Literatura Latino Americana’ une linguagens artísticas em panorama sobre a complexidade humana

 

Interação entre obras de 20 artistas plásticos e 18 escritores e poetas cria ambiente pluricultural na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, entre agosto e setembro

 

“Os pensamentos e as emoções nuas são tão frágeis como os homens nus de todo. Temos que vesti-los”. A frase de Paul Valéry, no livro ‘Apontamentos. Arte, Literatura, Política & Outros’ se vale de todo potencial comunicativo presente nas artes. Essa força, que adquire proporções das mais variadas, encontra na exposição ‘A Imagem e a Literatura Latino Americana’ uma nova perspectiva: ao unir a literatura, em imersão a obras de grandes escritores e poetas do continente, às artes plásticas, sob curadoria de Altina Felício. A ambição do projeto está na pretensão em adentrar meandros da psique humana, sobretudo a partir das culturas de nosso continente, por meio de textos imortalizados por autores como Ariano Suassuna, Mario de Andrade, Gabriel Garcia Marques, Pablo Neruda, entre outros. A exposição fica em cartaz na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin de 3 de agosto a 23 de setembro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Para traçar um panorama imagético da interação das culturas latino-americanas, num espaço de tempo que contempla os séculos XX e XXI, o trabalho curatorial baseou-se na seleção de 18 escritores, que foram interpretados nas obras de 20 artistas plásticos Alessandra Buffe; Altina Felício e grupo Água Branca; Ana Luiza Kalaydjian; André Yassuda; Angela Leite; Antonio Goper; Arluce Gurjão; Cesar Nogueira; Claudia Simões; Edu Silva; Gilberto Tomé; Hélio Schonmann; Ivanir Cozeniosque; Luiz Carlos Officina; Marina de Falco; Maria do Carmo Carvalho; Regina Carmona; Renata Antunes e Selma Daffré.

 Os escritores e poetas foram selecionados pela Biblioteca do Memorial da América Latina, enquanto Altina Felício, premiada aquarelista e idealizadora do projeto, assumiu a função de convidar artistas vinculados à temática do evento. De acordo com ela, “pela linguagem estética e apurada técnica, as obras  servirão de ponte ao visitante da exposição para  apreciar, questionar, sentir-se convidado a experimentar também esta forma de comunicação com o outro”.

 

Serviço

 

Exposição ‘A Imagem e a Literatura Latino Americana’

Abertura: dia 3/8, às 18h

Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Sala BNDES (R. da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária – São Paulo) Entrada pela Livraria EDUSP

Visitação: até 23 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h

 

 

Assessoria de Imprensa

 

Sem Paredes Cultural - Paula Simões e Pedro Sant’Anna

(11) 99616 3466 / (11) 99627-3265

semparedescultural@gmail.com

www.instagram.com/semparedescultural