Conferência "Oliveira Lima: o antiamericano que não foi"

Por: Dra. Nathalia Henrich (Oliveira Lima Library, Washington)

Dia 12 de junho de 2018, às 10h30

Local: Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Tornou-se lugar comum atribuir ao diplomata e historiador pernambucano Manoel de Oliveira Lima (1867-1928) a pecha de antiamericano. Há quem vá tão longe quanto considerá-lo por isto um anti-imperialista. A análise da sua vasta produção jornalística e literária apresenta, entretanto, um quadro bem diferente. Tanto os motivos que levaram à atribuição do rótulo quanto as razões que fazem dele inadequado serão analisadas e discutidas.

Nathalia Henrich é Socióloga com mestrado em Ciência Política pela Universidade de Salamanca (2009), mestrado (2010) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Realizou Pós-doutorado (PNPD/CAPES) e foi Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em História da PUCRS. Foi Pesquisadora Visitante no Colégio de México - COLMEX e no Center for Latin American Studies - CLAS da Georgetown University. Atualmente é Pesquisadora Pós-doutoral na Oliveira Lima Library na Catholic University of America, onde também é Curadora interina da coleção. Autora da tese Ser ou não ser antiamericano? Os Estados Unidos na obra de Oliveira Lima, atualmente trabalha em uma biografia do diplomata e historiador.