Curso "Saberes, Representações e Mitos sobre a Independência"

De 04 a 27/06/2018. Segundas e quartas, das 19h às 21h.

Valores: R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes; R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante; R$ 60,00 - inteira

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar - prédio da Fecomércio SP - Bela Vista - São Paulo - SP)

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Maiores informações no site http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/saberes-represe...

O seminário compõe o projeto 3 vezes 22, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Programa:

O objetivo primordial do curso é o de oferecer perspectivas inovadoras para a abordagem da História do Brasil, notadamente o movimento de Independência e de organização de um Império monárquico na América, no século XIX.
         Por intermédio da mobilização de pesquisas acadêmicas desenvolvidas nos últimos anos e da valorização de registros históricos nem sempre considerados, a exemplo da arte, da música, do cinema  e da literatura, pretende-se não só difundir conhecimentos históricos questionadores da memória com a qual a construção da nação brasileira vem sendo tratada usualmente como, sobretudo, estimular o público a ler e interpretar com outros instrumentos de análise a formação do Brasil.

4/6 - A Independência na pintura de História.
Com Cecilia Helena de Salles Oliveira (Museu Paulista/USP).

6/6 - A Independência do Brasil na Cartografia (1822-1922)
Com Iris Kantor (FFLCH/USP).

11/06 - A Independência na historiografia: um debate de 200 anos.
Com Wilma Peres Costa (UNIFESP).

13/06 - Centenário da Independência: Celebração e construção da paisagem em território paulista.
Com Miriam Escobar (FAU).

18/06 - O que os brasileiros pensam sobre a Independência.
Com João Paulo G. Pimenta (FFLCH/USP).

20/06 - Imagens em movimento: o tema da Independência no cinema.
Com Ana Carolina Delfim de Moura Maciel (Centro de Memória/ UNICAMP).

25/06 - A Independência em poesias e romances.
Com João Paulo Garrido Pimenta (FFLCH/USP).

27/06 - Saberes e representações sobre a Independência.
Com Cecilia Helena de Salles Oliveira (Museu Paulista/ USP).

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600