LANÇAMENTO DO FAC-SÍMILE DO LIVRO L'AMI DES ARTS LIVRÉ À LUI-MÊME, INÉDITO DE HERCULE FLORENCE

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Instituto Hercule Florence convidam para o lançamento da primeira iniciativa editorial do Instituto: a caixa especial e numerada com a edição fac-símile do livro inédito L'Ami des Arts livré à lui-même, disponível para aquisição no Brasil, Europa e demais regiões do mundo pelo site do IHF (www.ihf19.org.br/lami).

O lançamento será no dia 18 de setembro de 2018, às 16h, na Sala Villa-Lobos da biblioteca.

A mesa de debates terá as participações da Profª. Drª. Maria de Fátima Costa (historiadora/ UFMT), do Prof. Dr. Boris Kossoy (historiador/ ECA-USP), do Prof. Dr. Carlos Zeron (diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin) e de Antonio Florence (Instituto Hercule Florence).

Considerada a obra mais importante do artista e inventor Hercule Florence – e uma das mais relevantes para a história da fotografia no mundo –, a publicação é uma fonte de pesquisa essencial para estudiosos da iconografia e dos processos científicos do século XIX, além de ser um documento inédito para os interessados nos viajantes do século XIX e para pessoas físicas e instituições detentoras de Brasilianas.

A edição consolida o reconhecimento internacional de Florence, após a grande exposição Hercule Florence: Le Nouveau Robinson, no Nouveau Musée National de Monaco, entre março e setembro de 2017 (http://www.nmnm.mc/index.php?option=com_k2&view=item&id=347:hercule-florence-le-nouveau-robinson-villa-paloma&lang=en).

Na ocasião, a edição poderá ser reservada, havendo dois exemplares para manuseio durante o evento.