Bibliofilia: Circuitos e Memórias

Dias 12 e 13 de novembro de 2018

das 10h às 16h

Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Inscrições pelo e-mail bbm@usp.br.

 

"A Bibliofilia se nutre do interesse amplo e irrestrito pelas formas e componentes do livro. Mas o bibliófilo não se interessa apenas por uma bela encadernação, por uma impressão de qualidade, por papeis especiais, por ilustrações prestigiosas, ou pela alta tipografia. Tudo isso, sem dúvida, compõe o arsenal de elementos de distinção de um livro, logo, atiçam os colecionadores. Porém, o amor ao livro vai muito mais longe...

O amor ao livro pode nos conduzir a caminhos mais tortuosos e menos nobres. Por exemplo, os circuitos dos cordéis e dos alfarrabistas populares, com suas brochuras grosseiramente empilhadas em estantes de ferro, ou ainda as bibliotecas comunitárias, acomodadas em ambientes nem sempre bem iluminados e salubres. Afinal, a bibliodiversidade constitui hoje um critério fundamental para a valorização do livro.   

Com base nessas premissas, a série de encontros “Bibliofilia: Circuitos e Memórias” se volta para as questões do colecionismo, da conservação e da memória dos livros. Nossos palestrantes são destacados colecionadores ou conservadores de bibliotecas públicas e particulares. Queremos ouvir suas histórias, aprender com suas experiências, disseminar seus conhecimentos e valorizar suas peculiaridades.

Ao trilhar os (des)caminhos do colecionismo, buscamos reforçar nossos laços com os livros e com as instituições e as pessoas que os preservam. E isso se faz necessário porque o circuito da memória não pode ser insensível a toda forma de difusão e preservação do conhecimento. Tampouco, às diferentes manifestações de amor ao livro e à cultura". (Marisa Midore Deaecto)

 

Evento gratuito e aberto ao público

Contamos com a sua participação