O Laboratório foi nomeado em homenagem a conservadora que reuniu, ao lado de José Mindlin, e preservou o acervo de obras raras que hoje é abrigado pela BBM

Publicado em 16/07/2025

Por Elena Souza

Neste ano, em 23 de março, completou-se 12 anos da inauguração do prédio e do funcionamento pleno das atividades da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. Levando em conta o gesto de doação do acervo pelo casal Guita e José Mindlin, realizado em 2006, mais 7 anos seriam somados à comemoração desta data.

Para contar um pouco mais sobre essa história, serão publicados uma série de textos sobre os espaços da BBM nomeados em homenagem a pessoas que, de alguma forma, estiveram ligadas à trajetória da Biblioteca: Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin, Sala Villa-Lobos, Sala de Consulta Rubens Borba de Moraes e Sala de Grandes Formatos Cristina Antunes.

Nesta primeira publicação da série será apresentada a trajetória da profissional que nomeia o Laboratório de Conservação Preventiva, localizado no subsolo da Biblioteca. O Laboratório leva o nome de Guita Mindlin, grande conservadora brasileira e uma das responsáveis, junto a seu marido, José Mindlin, por reunir o acervo que hoje é abrigado pela BBM. No Laboratório, profissionais dão continuidade às atividades de conservação e pequenos restauros que anteriormente eram aplicadas por Guita na biblioteca pessoal dos Mindlin, dessa forma, mais de 60 mil livros raros e especiais continuam preservados. Mas, afinal, quem foi essa conservadora cujo legado se mantém tão vivo na BBM?

Guita Mindlin - foto de Lucia Mindlin

A conservadora Guita Mindlin. Foto: Lúcia Mindlin Loeb

Guita Kauffmann Mindlin nasceu em São Paulo, no dia 2 de agosto de 1916. A paulistana manteve sua vida íntima reservada, deixando poucos registros de suas atividades e relações pessoais. Alguns materiais memorialísticos de Guita podem ser encontrados na BBM, que abriga cartas enviadas a amigos, cadernos com anotações de estudo e documentos que pertenceram à conservadora. O currículo e a vida profissional de Guita, por outro lado, recebem destaque na medida em que se entrelaçam à profissionalização do trabalho de conservação no Brasil, área na qual ela se tornou referência.

Aos 20 anos, Guita ingressou na Faculdade de Direito da USP, formou-se em 1940, mas nunca exerceu a advocacia. No curso, conheceu o bibliófilo José Mindlin, com quem se uniu pelo matrimônio e pela paixão pelos livros. Grande leitora, Guita era apaixonada por literatura e história, mas foi só na década de 1970 que passou a se dedicar profundamente aos estudos de conservação e restauro de livros raros. A motivação veio da coleção especial que construiu ao lado do marido: Guita é responsável por parte do acervo que foi doado à USP e que é preservado pela BBM. Entre materiais bibliográficos e documentais acumulados e conservados por ela, estão obras que abrangem as temáticas de conservação e restauração, encadernação, história do livro e bens culturais.

A profissionalização do trabalho de conservação

Tendo como objetivo zelar por esse patrimônio, que crescia cada vez mais, Guita — ou dona Guita, como era chamada pelos amigos e colegas de profissão — passou a se dedicar, ainda nos anos 1970, aos processos de conservação e restauração de livros. A atividade tornou-se formal na década de 1980, quando ela iniciou a profissionalização do trabalho que já exercia anteriormente em seu acervo pessoal. Em 1981, Guita realizou seu primeiro estágio na área de conservação no Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos Gráficos da Fundação Casa de Rui Barbosa, onde também cursou “Conservação e Restauração de Livros e Documentos – Aspectos Práticos” e “História, Tecnologia e Conservação de Couro e Pergaminho”. Nos anos seguintes, complementou sua formação no exterior: em 1984, na Espanha, fez estágio no Centro Naiconal de Restauracion de Livros y Documentos Gráficos; em 1986, na Alemanha, realizou outro estágio no Institut fur Buchrestaurierung Bayerische Staatsbibliothek.

Anotações Guita Mindlin

Graças a seu grande interesse por obras raras e a sua ampla rede de sociabilidade, ainda no início dos anos 1980 Guita conseguia promover a disseminação de conhecimentos e aprendizados na área, proporcionando a troca de experiência entre a classe de conservadores do Brasil e a de outros países da América e da Europa. Devido ao importante papel que desempenhava, foi convidada a integrar o conselho consultivo da Coordenadoria de Conservação e Restauração de Livros e Documentos do Estado de São Paulo. Já em 1988, junto a outros encadernadores e restauradores, como Thereza Brandão, Guita fundou a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER), na qual foi vice-diretora, até 1992, e diretora até 2005. A ABER é uma instituição sem fins lucrativos que, em 2008, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sendo referência na área até os dias atuais em razão de suas ações de pesquisa e ensino, e da participação nas discussões relativas ao reconhecimento legal da profissão de Conservador-Restaurador de Bens Culturais no Brasil.

Guita e Laboratório

Retrato de Guita Mindlin no Laboratório da BBM. Fotos: Eliete Viana/ BBM USP, Feliza Santos e Julia Forner

Para além de sua atuação profissional, Guita manteve um ateliê de encadernação, conservação e restauração na casa da família, dessa forma, ela garantiu o bem-estar das peças abrigadas no acervo Mindlin. Por isso, existe na BBM o Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin, que homenageia a conservadora e busca dar continuidade a seu trabalho. Algumas das técnicas utilizadas no Laboratório já eram desenvolvidas por Guita, como, por exemplo, o uso de caixas de papel e jaquetas de poliéster para conservação de livros antigos. Outras práticas são provenientes de novas técnicas ou tornaram-se possíveis em razão de novos equipamentos e materiais. De todo modo, as atividades seguem sendo desenvolvidas sobre a conduta ética e o sentimento de afeto que se entrelaçam ao legado de Guita Mindlin.

Quer saber mais sobre o trabalho desenvolvido no Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin? Fique de olho no nosso site e redes sociais: vem novidade por aí!