A exposição O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros reconstrói a trajetória de diversos grupos indígenas a partir dos registros de Hercule Florence (1804-1879), artista e cientista de origem franco-monegasca que percorreu o interior do Brasil integrando a Expedição Langsdorff (1825-1829), missão científica que realizou monumental levantamento de dados geográficos e etnográficos no país no século XIX. Um registro histórico e social de várias etnias indígenas (Apiaká, Munduruku, Bororo, Guaikuru/Kadiwéu), Kayapó do Sul/Panará, Coroado/Kaingang, Xavante paulista, Guaná e Guató) é apresentado a partir de desenhos e textos de Hercule Florence, alguns dos quais reproduzidos da versão final de seu manuscrito inédito L’ami des arts livré à lui-même (1837-1859).A exposição conta também com objetos do MAE-USP, fotografias do Instituto Socioambiental, Museu do Índio e LISA-USP, obras da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, vídeos e mídias digitais que documentam as dinâmicas destes grupos indígenas e mostram sua situação atual.A realização é do Instituto Hercule Florence, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o MAE-USP e o Instituto Socioambiental. A curadoria, pesquisa e textos são de Glória Kok e Francis Melvin Lee.

O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros

Local: Sala MultiusoHorário: segunda a sexta, das 8h30 às 18h30Quando: até 31 de agosto de 2015Entrada gratuita