O colóquio “Edições Cartoneras: 22 anos” e a “Exposição Cartonear Democracias” reuniram agentes do movimento cartonero e especialistas em acervos e bibliotecas
Publicado em 23/09/2025
Por Elena Souza
Na última semana, de 16 a 19 de setembro, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) recebeu o colóquio “Edições Cartoneras: 22 anos” e a exposição “Cartonear Democracias”, atividades que demonstraram ao público a potencialidade do movimento cartonero como um instrumento de resistência.

Colóquio Edições Cartoneras: 22 anos / Foto: Elena Souza BBM-USP
O evento foi iniciado pelas falas de Alexandre Saes, diretor da Biblioteca, e das organizadoras, a professora Andrea Saad e a doutoranda Ariadne dos Santos, ambas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Na ocasião, houve a exibição de Cartoneras: Um documentário sobre a publicação em papelão na América Latina, seguida pela abertura da Exposição Cartonear Democracias.
A tarde do dia 16 foi dedicada à Oficina Cartonera, ministrada pela Malha Fina Cartonera. Na atividade, um grupo se reuniu para aprender na prática como são produzidas as edições cartoneras: materiais como papelão, tinta e cola, unidos à consciência de uma ação política, foram utilizados pelos participantes para elaborar capas de livros sob orientação da professora Idalia Morejón Arnaiz, da FFLCH-USP.
O segundo dia de evento foi iniciado pela mesa Cartoneras ontem e hoje no Brasil, mediada por Ariadne dos Santos e composta por agentes de editoras cartoneras, que abordaram o início no movimento cartonero e as propostas de seu trabalho. A segunda mesa do dia Desafios: arquivos, catálogos e institucionalização das editoras cartoneras reuniu especialistas de bibliotecas, de acervos e do movimento cartonero, com mediação da professora Idalia. Os participantes apresentaram diferentes perspectivas acerca do movimento cartonero e refletiram acerca da chegada das edições cartoneras à bibliotecas e acervos, destacando a importância de preservar essas obras sem torná-las inacessíveis.
Além do colóquio, a BBM também recebeu a Exposição Cartonear Democracias, de 16 a 19 de setembro. A mostra contou com livros de capas únicas, com conteúdos ilustrados e textos em espanhol, português e em diversas línguas indígenas.

Oficina Cartonera / Foto: Isabela Gotsfritz BBM-USP

Oficina Cartonera / Foto: Isabela Gotsfritz BBM-USP

Oficina Cartonera / Foto: Isabela Gotsfritz BBM-USP