Biblioteca Brasiliana da USP apresenta dez novos viajantes em segunda fase do projeto interativo Atlas dos Viajantes no Brasil


Segunda fase do projeto Atlas dos viajantes no Brasil divulga viagens do modernista Mário de Andrade, do ex-presidente dos EUA Theodore Roosevelt, da naturalista alemã Teresa da Baviera, do engenheiro afro-brasileiro Teodoro Sampaio e outros

A partir de 29 de junho de 2021, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP colocará à disposição do público, gratuitamente, dez novos viajantes em sua plataforma Atlas dos viajantes no Brasil. O Atlas é uma ferramenta interativa da BBM que divulga, por meio de uma base cartográfica digital, um dos conjuntos mais importantes do acervo da biblioteca, as obras de viajantes que vieram ao Brasil em diferentes épocas dos séculos passados e registraram informações a respeito da fauna, flora e dos povos que aqui se encontravam.

O projeto, que foi ao ar pela primeira vez em novembro de 2019 através do endereço viajantes.bbm.usp.br, contava com os trajetos de sete viajantes na época de sua estreia. Menos de dois anos depois, a BBM mais do que dobra seu conteúdo, ampliando também a diversidade temática, cronológica e cultural de olhares e experiências.

Esta segunda fase do projeto foi coordenada por Alexandre Moreli, vice-diretor da BBM e professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, e por João Cardoso, curador do acervo da BBM. O trabalho de georreferenciamento das viagens ficou a cargo do geógrafo Ian Rebelo Chaves. “Relatos de viagens, mais do que pertencer a um gênero literário, podem ser testemunhos das transformações por que passam espaços naturais e tempos humanos. As novas obras adicionadas ao Atlas intensificam essa experiência nos usuários que por ele navegam, que passam a conhecer como diferentes sociedades ocuparam, viveram, transformaram e imaginaram diversos cantos do Brasil”, exalta o professor Alexandre Moreli.

Quase todo o território brasileiro foi contemplado: da viagem do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) pelo sul, passando pelas expedições do etnólogo alemão Karl von den Steinen (1855-1929) às regiões centro-oeste e norte e pelas visitas ao interior do nordeste que fez o naturalista britânico George Gardner (1810-1849).

Do ponto de vista cronológico, as rotas se estendem do final do século XVI, com a viagem do jesuíta Fernão Cardim (c. 1549-1625), até a década de 1920, com as célebres viagens do turista aprendiz Mário de Andrade (1893-1945).

O Atlas se enriquece ainda com as viagens da naturalista e etnóloga Teresa da Baviera (1850-1925), do engenheiro de origem afro-brasileira Teodoro Sampaio (1855-1937), do político e naturalista estadunidense Theodore Roosevelt (1858-1919), que veio ao Brasil depois de ocupar a presidência dos EUA, do militar português Luís D'Alincourt (1787-1839) e do fazendeiro britânico Henry Koster (1793-1820). Somados aos viajantes que já estão na plataforma, o projeto inovador torna-se um verdadeiro caleidoscópio de tempos, espaços e pontos de vista.

O curador João Cardoso ressalta que as novidades não devem parar. “A partir do lançamento da segunda fase do Atlas, haverá um esforço para buscar novas parcerias a fim de prosseguir com a ampliação e o aprimoramento do projeto.”

“Para além de uma ferramenta interativa de consulta, trata-se de um projeto de divulgação ao grande público em contínuo processo de expansão e desenvolvimento. Dando nova vida ao precioso acervo da BBM, ele continuará assimilando ainda outras obras no futuro”, completa Moreli ressaltando a importância do trabalho.

No dia do lançamento, às 14h, será promovida uma mesa redonda a respeito do assunto. Participam a professora Iris Kantor, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; o curador João Cardoso e o geógrafo Ian Rebelo Chaves, com mediação do professor Alexandre Moreli. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrições e será transmitido ao vivo pelo canal da BBM no YouTube.

Serviço

Atlas dos viajantes no Brasil
Lançamento da segunda fase, com 10 novos viajantes

https://viajantes.bbm.usp.br/

Mesa de abertura

Quando | 29 de junho de 2021 às 14h
Onde | Canal da BBM no YouTube