O projeto da artista Altina Felício propõe que mais de 20 profissionais se inspirem na obra literária e expressem, através da arte visual, as emoções provocadas pela leitura

Publicado em 04/06/2024

Por Elena Souza

No dia 7 de junho, às 10 horas, na Sala BNDES da Biblioteca Guita e José Mindlin (BBM), será inaugurada a exposição O Triste Fim de Policarpo Quaresma- Lima Barreto, que é parte do projeto A Imagem e a Palavra, da artista plástica Altina Felício.

A exposição contará com a colaboração de artistas visuais que irão imergir na narrativa do escritor pré-modernista Lima Barreto e, a partir dessa experiência poética, produzirão obras utilizando gravuras, aquarelas, óleos, acrílicas, fotografias e instalações

Os participantes serão: Ana Maria de Niemeyer, André Reis Balsini, Ângela Barbour, Beth Pacchini, Bia Black, Constança Lucas , Fernando Ekman, Hélio Schonmann, Isabel Pochini, Ivani Ranieri, Ivanir Cozeniosque, Laura Cardoso Pereira, Lilian Arbex, Lygia Eluf, Lourdes Sakotani, Maura Takemiya, Paulo Barreto, Pedro Maluf, Rafael, Augustaitiz, Renata Antunes, Ruth Kelson, Ruth Tarasantchi e Vicencia Gonsales. Os profissionais possuem diferentes formações e experiências, mas compartilham o grande interesse pela arte como expressão.

Além disso, na abertura e no encerramento da exposição será apresentada a palestra “Policarpo e a Vedete”, de Regina Müller.

A mostra integra o projeto A Imagem e a Palavra, que surgiu há anos atrás com o intuito de reunir um grupo de artistas para uma exposição coletiva na qual o livro e as palavras são a grande inspiração para a produção artística visual, que é definida não como uma ilustração, mas sim como resultado dos sentimentos provocados no artista pela leitura.

Em outras exposições do projeto, os pontos de partida foram textos de autores como Jorge Amado, Clarice Lispector e Mário de Andrade. Dessa vez, a escolha foi por Lima Barreto e sua obra O Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915), na qual um sujeito patriota passa por grandes decepções frente a situação política e social do Rio de Janeiro no século XIX. Segundo Altina Felício, que projetou e finalizou o projeto da exposição, a obra evidencia a história de um nacionalista que, mesmo com as adversidades, buscava sempre realizar seu sonho.

Altina Felício nasceu em Goiás e viveu sua infância e adolescência em um ambiente de grande contato com a natureza, experiência que a inspira e se revela em suas produções. Mais tarde, ela mudou-se para São Paulo, onde construiu carreira no meio das artes. A artista plástica, que também atua como professora na área, já teve trabalhos expostos em diversos estados brasileiros, além de países como Alemanha, Estados Unidos e Portugal.

Somada a memórias e emoções, inerentes à obra de Altina, a persistência se mostra como uma outra motivação marcante na trajetória da goiana. Mesmo com as dificuldades que se colocam para a valorização e difusão artística, ela busca ocupar diversos espaços com a arte, expondo suas obras ou promovendo parceria com colegas. “Acredito no conhecimento, no trabalho, na vontade e coragem para aprender cada vez mais. Como dizia Picasso, a inspiração é dez por cento —noventa por cento é trabalho!”, destaca a artista.

Serviço

Exposição O Triste Fim de Policarpo Quaresma- Lima Barreto

Abertura: 07/06, às 10h

Quando| Visitação até 11/07, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira

Onde| Sala BNDES/Subsolo da Livraria Edusp- Rua da Biblioteca, 21, Espaço Brasiliana – Cidade Universitária, São Paulo

Quanto| Grátis e sem necessidade de agendamento prévio