Em 9 de dezembro de 1821, a viajante inglesa Maria Graham deixava a Bahia de Todos os Santos rumo ao Rio de Janeiro, depois de quase três meses no Brasil, onde viveria, ao todo, por dois anos e meio. Sua primeira estada no Brasil, entre os anos de 1821 e 1823, resultou no livro Diário de uma viagem ao Brasil, publicado na Inglaterra em 1824. Enquanto viajavam do Rio de Janeiro para Valparaíso, no Chile, Graham perdeu seu marido, o capitão Thomas Graham, que comandava a fragata Doris. Viúva, Graham viveu durante 11 meses naquele país e publicou o Diário de uma residência no Chile, também lançado em 1824. Os relatos sobre o Brasil e o Chile narram em primeira mão os processos e conflitos de independência desses países, sobre os quais Graham tece comentários políticos e analisa com autoridade as suas conjecturas sociais.

Para celebrar os 200 anos da chegada da viajante ao Brasil, a Biblioteca Brasiliana Mindlin convida o professor Carl Thompson, da Universidade de Surrey, e a professora Jennifer Hayward, da Faculdade de Wooster, para uma conversa em homenagem a Maria Graham. Em suas palestras, Thompson e Hayward discutirão a trajetória de Graham como intelectual em seus diversos contextos sociais e culturais, bem como seu papel de comentarista política e de autora de relatos de viagem. Além do Brasil e do Chile, Graham também viveu na Índia, onde escreveu o seu primeiro livro, Diário de uma residência na Índia, publicado em 1813, e o volume Cartas sobre a Índia, lançado em 1814. Sua experiência nesses países tornou-a um dos mais importantes nomes da literatura de viagem de seu tempo, não somente pelo sucesso de suas obras, mas porque foi a primeira mulher a se destacar nesse gênero literário.

Biografias:

Carl Thompson (Universidade de Surrey):

Carl Thompson tem doutorado pela Universidade de Oxford (2001) e sua pesquisa desse período resultou em seu primeiro livro The Suffering Traveller and The Romantic Imagination (Oxford University Press, 2007). Desde então, ele publicou extensivamente em diversas áreas. Em 2011, lançou o volume Travel Writing pela Routledge e, em 2016, editou The Routledge Companion to Travel Writing (2016). Nos últimos anos, Thompson tem se dedicado aos estudos sobre viajantes mulheres dos séculos XVIII e XIX. Ele acaba de publicar uma edição crítica de Letters from Teneriffe, Brazil, the Cape of Good Hope and the East Indies (1777) de Jemima Kindersley e de Journal of a Residence in India (1812) de Maria Graham pela Chawton House Library/Taylor and Francis. Além disso, vai lançar uma monografia sobre Maria Graham pela Oxford University Press.

Thompson também se interessa pela cultura marítima dos séculos XVIII e XIX, particularmente pela representação literária de naufrágios. Suas principais publicações sobre esse tema foram editadas em duas coleções: a primeira intitulada Romantic-Era Shipwreck Narratives: An Anthology (Trent Editions, 2007) e a segunda, Shipwreck in Art and Literature: Images and Interpretations from Antiquity to the Present Day (Routledge, 2013).

Jennifer Hayward (Faculdade de Wooster)

Jennifer Hayward possui doutorado pela Universidade de Princeton e é professora de Mídia Global e Estudos Digitais na Faculdade de Wooster. Seus livros incluem Consuming Pleasures: Active Audiences and Serial Fictions (University Press of Kentucky, 2009) e as novas edições de Journal of a Residence in Chile e Journal of a Voyage to Brazil de Maria Graham. O seu período de pesquisa como bolsista Fullbright no Chile entre 2016 e 2017 inaugurou sua mais recente colaboração com Michelle Prain Brice, com quem Hayward coordena o projeto Chile Anglófono, um arquivo digital de jornais publicados pela colônia britânica no Chile no século XIX.

Evento: Bicentenário de Maria Graham no Brasil

Quando: 9 de dezembro de 2021, às 10h00

Endereço: Canal da Biblioteca Brasiliana Mindlin no Youtube

Observação: As palestras serão ministradas em inglês