Nos últimos domingos de março, dias 22 e 29, o Café Filosófico exibiu dois programas que compõem o módulo “A independência e a formação do Brasil: nação, identidade e conflito”. Para falar sobre o bicentenário da separação entre Brasil e Portugal, que acontece em 2022, foram convidados os historiadores Fernando Novais e João Paulo Pimenta. Com curadoria de Alexandre Macchione Saes, vice-diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), em parceria com o projeto 3x22, também da BBM, o módulo propõe o cruzamento de diferentes temporalidades a fim de pensar os rumos e a formação do país.

A Independência do Brasil é um momento importante não somente para entender a formação de uma identidade nacional e de um Estado brasileiro, até então inexistentes, mas porque revela dinâmicas sociais que permanecem presentes em tempos atuais. Nestes dois programas, os historiadores abordam temas como a passagem do colonialismo português ao imperialismo britânico, as continuidades e rupturas com o passado e os conflitos racistas constitutivos da história do país.

Exibidos na TV Cultura a partir das 19h, os programas reprisam às terças-feiras, 22h45. O Café Filosófico é fruto de uma parceria entre o Instituto CPFL e a TV Cultura, com o objetivo de compartilhar reflexões realizadas por pensadoras e pensadores contemporâneos.