Resumo: Elaborado com base no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), 3 vezes 22 na escola: independência, modernismos e projetos de futuro tem como base o entrecruzamento de três datas significativas na história do país: a Independência (1822), os modernismos dos anos 1920, cuja Semana de Arte Moderna (1922) é um marco, e o presente (2022). Através dessas temporalidades, pretende-se estimular os estudantes a refletir e discutir alguns dilemas da sociedade contemporânea - por meio dos módulos de cidadania, meio-ambiente, desigualdade e educação -, de maneira que eles também possam associar tais reflexões com os seus projetos de vida e criem novos projetos de futuro para o país, frente aos problemas e desafios que se colocam.

Ementa: O curso pretende apresentar o material didático interdisciplinar voltado para atender às demandas no novo Ensino Médio. Elaborado com base no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, as aulas se utilizam do material presente no Portal 3x22 da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. As aulas estão divididas da seguinte forma:

1. Apresentação do material, de seus objetivos e estrutura do material;
  2. Aula sobre o módulo cidadania;
  3. Aula sobre o módulo meio-ambiente;
  4. Aula sobre o módulo desigualdade;
  5. Aula sobre o módulo educação.

Além das aulas síncronas, o curso prevê atividades extra-classe, para que os participantes possam ter tempo de ler e conhecer o material que será usado durante as aulas.

Público-alvo: professores e interessados em educação

Carga horária: 20 horas (10h em atividades síncronas + 10h de atividades extra-classe)

Instituição: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Proponente: Alexandre Macchione Saes, professor do Departamento de Economia da FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH/USP. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica - ABPHE (2015-17) e Vice-Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM/USP (2017-2020)