Na próxima terça-feira, dia 28 de setembro de 2021, às 14h30, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP) realizará o lançamento das publicações em livro de duas teses ganhadoras do Prêmio “3 vezes 22: Bicentenário da Independência e Centenário da Semana de Arte Moderna”. 

O livro Temporalização dos discursos políticos no processo de independência do Brasil, de Rafael Fanni (FFLCH-USP), apoia-se na imprensa periódica e panfletária do Rio de Janeiro do período a fim de investigar os conceitos, as linguagens, metáforas e expressões conformadoras de uma tessitura linguística na qual o tempo histórico era o eixo de performances discursivas com importantes consequências políticas.

Helaine Nolasco Queiroz (FAFICH-UFMG), por sua vez, publica seu livro O dilema cosmopolita versus nacional nas vanguardas latino-americanas: Uma comparação entre a revista Martín Fierro e a Revista de Antropofagia (1924–1929). Buscando semelhanças e diferenças entre os dois periódicos, seu estudo se depara com o que considera um dilema latino-americano: a tensão entre olhares ao mesmo tempo valorizadores da insularidade nacional e voltados para o estrangeiro. 

As obras compõem a Coleção 3x22, um projeto da BBM que pretende difundir a produção intelectual contemporânea, explorando novas temáticas e narrativas que evocam outras perspectivas para a compreensão do nacional.

O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da BBM com mediação do professor e coordenador do 3x22 Alexandre Macchione Saes (FEA-USP) e do editor Plinio Martins Filho. Os livros estarão disponíveis no formato PDF no site da Biblioteca.