Publicado: 11/08/2025
Por Elena Souza
O evento reúne estudiosos do assunto e apresenta a publicação de “Estudo bibliográfico comentado da Guerra do Paraguai”, do selo Publicações BBM
No dia 20 de agosto, às 14h, será realizado, pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), o seminário Pesquisas sobre a Guerra do Paraguai e a Bacia do Prata na BBM. O evento não apenas marca a publicação do livro Estudo bibliográfico comentado da Guerra do Paraguai, mas também reforça a importância do acervo BBM como fonte para estudos acerca da Bacia do Prata e do contexto de conflito com o país vizinho.

Estudo bibliográfico comentado da Guerra do Paraguai / Foto: Isabela Gotsfritz
O seminário de lançamento — que contará com mesa de debate e conversa entre estudiosos interessados no tema do encontro — evidencia os frutos de uma grande doação feita à BBM em 2024 e disponibilizada ao público neste ano. Trata-se de uma coleção de mais de 4 mil obras sobre a Guerra do Paraguai — reunida por Sinésio de Siqueira Filho, bibliófilo e autor responsável pela nova publicação da BBM — e doada à Biblioteca por uma figura anônima.
O conjunto é formado por livros, folhetos, periódicos e álbuns raros cujo conteúdo refere-se aos conflitos platinos do século XIX, com destaque para a Guerra do Paraguai. Apesar do ponto em comum entre os materiais, a coleção abarca uma amplitude de assuntos a serem explorados, diversidade que se evidencia no livro que será lançado e nos trabalhos dos pesquisadores residentes da BBM, que irão compor uma mesa de apresentações no seminário.

Estudo bibliográfico comentado da Guerra do Paraguai / Foto: Isabela Gotsfritz
Estudo bibliográfico comentado da Guerra do Paraguai organizado Sinésio de Siqueira Filho guia o leitor, seja ele um pesquisador ou simplesmente alguém interessado pela temática, por um roteiro esclarecedor quanto às complexidades dessa Guerra. O livro sintetiza décadas do trabalho de garimpagem, estudos e pesquisas desenvolvido pelo bibliófilo a fim de reunir uma coleção que apresentasse as diferentes dimensões e perspectivas desse conflito:
“Com elevado propósito, dentro dos limites de nosso conhecimento, conseguimos reunir o universo do que se tem escrito relacionado à referida guerra, em longos anos de labuta, com acuro e subido esforço, face à enormidade de obras existentes.”, declara Siqueira Filho em trecho do livro.
A coleção, que configura-se como a segunda maior doação recebida pela Biblioteca desde sua abertura, consolidou a BBM como uma referência no estudo acerca da Guerra do Paraguai em São Paulo, atraindo pesquisadores da área. O programa de residência em pesquisa na Biblioteca contou, em sua 10ª edição, com três projetos que utilizam os materiais doados por Sinésio Siqueira Filho, sendo um dos pesquisadores responsáveis pela resenha histórica do livro.
As pesquisas desenvolvidas a partir do acervo serão apresentadas durante o seminário na mesa Pesquisas sobre a Guerra do Paraguai e a Bacia do Prata na BBM, como indicado especificamente na programação.
Além da mesa, o seminário contará com a presença da escritora e roteirista Beatriz Bracher para uma conversa sobre seu livro Guerra-I: Ofensiva paraguaia e reação aliada novembro de 1864 a março de 1866. O romance é a primeira obra de uma trilogia cuja narrativa mistura elementos históricos e ficcionais provenientes de relatos, coletados pela autora, de pessoas que viveram a Guerra do Paraguai.
Para encerrar o encontro — que reflete um trabalho grandioso realizado pelo esforço conjunto de doadores, bibliotecários, editores e pesquisadores da BBM — será realizado o lançamento Estudo bibliográfico comentado da Guerra do Paraguai, por Sinésio de Siqueira Filho.

Programação completa
Confira as atividades do seminário Pesquisas sobre a Guerra do Paraguai e a Bacia do Prata na BBM:
14h - Abertura: A coleção Sinésio de Siqueira Filho na BBM, com Alexandre Saes e Hélio de Seixas Guimarães, diretor e vice-diretor da Biblioteca, respectivamente
14h30 - 16h30 - Mesa: Pesquisas sobre a Guerra do Paraguai e a Bacia do Prata na BBM
Cultura visual, relações de gênero e cidadania: representações femininas na guerra contra o Paraguai na coleção da Biblioteca Brasiliana Mindlin, por Nathan Gomes — doutorando em dupla titulação em História da Arte pela USP, e em História e Civilizações pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França.
Formação do Estado e finanças públicas no Império do Brasil (1831- 1852), por Carlos Frederico Alves Carneiro Vianna — mestrando em História Social pela FFLCH-USP.
A região-mundo do Prata à época de d. Pedro II, por Rodrigo Soares Goyena — professor de História do Brasil na FFLCH-USP e autor da resenha histórica de Estudo bibliográfico comentado da Guerra do Paraguai.
17h - 18h: Conversa com Beatriz Bracher sobre Guerra - I: Ofensiva paraguaia e reação aliada novembro de 1864 a março de 1866.
18h: Lançamento: O estudo bibliográfico comentado da Guerra do Paraguai, de Sinésio de Siqueira Filho.