Publicado em 09/08/2024
Por Elena Souza
Sabe onde você pode encontrar uma capivara na USP? Se você disse "na raia olímpica", errou: é possível encontrar uma capivara aqui na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)!
O querido animal na ilustração integra o livro "Relation d’un voyage fait en 1695, 1696, & 1697 (...), 1698.", de François Froger, e faz parte do acervo da Biblioteca, que está aberta para visitas de todos aqueles que tiverem interesse pelas obras e trabalhos nela desenvolvidos.
A visita é realizada pela equipe de Mediação Cultural, que guia o visitante pelos diversos ambientes da Biblioteca, apresentando as atividades realizadas aqui pelos vários setores, como, por exemplo, o que é responsável pela conservação dos livros do acervo.
A novidade deste ano é que é possível realizar visitas espontâneas: nesse caso, basta pedir à recepção da BBM que solicite a Mediação Cultural. Ao optar por essa modalidade, o visitante poderá conhecer a história e o funcionamento da Biblioteca. É importante lembrar que, no caso da visita espontânea, os mediadores podem não estar disponíveis no horário desejado.
As visitações podem ser feitas individualmente ou em grupos de até 30 pessoas. A duração varia de 30 minutos a 1 hora, a depender das adaptações realizadas em cada ocasião.
Todos são bem-vindos na nossa biblioteca viva!
Conheça as modalidades de visita oferecidas pela BBM:
Visitas técnicas
São oferecidas a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e profissionais com atuação nas áreas relacionadas à Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, acervos bibliográficos e conservação. Para agendamento e mais informações, entre em contato por e-mail biblioteca@bbm.usp.br ou por telefone (11)2648-0317, (11)2648-0841.
Visitas mediadas
Agendadas
Nessa modalidade, é preciso enviar um e-mail para mediacaobbm@usp.br. Ao realizar o agendamento, o visitante pode fornecer informações sobre obras, autores e temas de seu interesse ou do grupo, dessa forma, os mediadores poderão personalizar a visita, selecionando materiais e informações específicas do acervo a serem apresentadas durante a visita.
Espontâneas
Ao optar por esta modalidade, basta pedir à recepção da BBM que solicite a Mediação Cultural. Nesse caso, a visita não será personalizada, mas o participante poderá conhecer a história e o funcionamento da Biblioteca, sendo guiado por seus diferentes espaços. É importante lembrar que, no caso da visita espontânea, os mediadores podem não estar disponíveis no horário desejado.
Horários das visitas mediadas:
Segunda-feira, das 13h às 17h
Terça a quinta-feira, das 9h às 17h
Sexta-feira, das 9h às 13h
Saguão e Sala de Leitura Lampadia
O saguão da biblioteca, que conta com painéis que tratam da história da biblioteca e de seus doadores, e a Sala de Leitura Lampadia são de livre acesso de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30 e aos sábado, das 9h às 13h.