Rodrigo Massi, novo diretor da BMA, realizou uma visita na qual pôde conhecer os espaços da Biblioteca Brasiliana e trocar experiências em conversas com parte da equipe
Publicado em 11/07/2025
Por Elena Souza
No dia 10 de julho, quinta-feira, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) teve o prazer de receber o novo diretor da Biblioteca Mário de Andrade (BMA), Rodrigo Massi. A visita contou com um tour pelos ambientes da BBM, apresentação de algumas atividades desenvolvidas na Biblioteca e conversas com o diretor, bibliotecárias e especialista em pesquisa.
Massi assumiu a direção da BMA em junho deste ano e sua presença na BBM tem um valor simbólico, pois representa a aproximação e apoio entre as duas instituições que possuem um propósito comum: a preservação física de obras raras e a difusão do conhecimento reunido por elas.
O diretor da BMA foi recebido na BBM pelo diretor da instituição, Alexandre Macchione Saes. Os diretores seguiram para a Sala do Conselho, no andar administrativo da Biblioteca Brasiliana, onde realizaram uma breve reunião para trocar experiências e conversar sobre questões relativas à gestão de bibliotecas.
Diretor da BMA conhece o espaço dos gabinetes de pesquisadores. Fotos: Elena Souza/ BBM-USP
Seguindo a visita no primeiro andar, João Cardoso, especialista em pesquisa e coordenador de mediação cultural na BBM, se juntou a Massi e Saes. Sempre atentos a questões organizacionais e funcionais de cada ambiente, eles percorreram o espaço em que estão localizados os gabinetes dos pesquisadores e em que trabalha a equipe de mediação cultural. O grupo conversou sobre o projeto “Livros da Floresta” desenvolvido pela Mediação com o intuito de adicionar ao acervo da Biblioteca obras de autoria indígena.
Na Sala de Consulta que leva o nome de Rubens Borba de Moraes (antigo diretor da BMA), Saes apresentou alguns livros do selo Publicações BBM, mencionando os projetos de pesquisa, como os dos pesquisadores residentes, que resultaram na publicação dessas obras.
A visita continuou na Sala de Grandes Formatos Cristina Antunes, onde as bibliotecárias Eliane Kano e Jeanne Lopez receberam Massi e conversaram sobre o trabalho do Serviço de Biblioteca. Nesse espaço, Cardoso apresentou algumas peças do acervo, como um livro de gravuras.
Massi, Saes e Cardoso conversam com as bibliotecárias Eliane Kano e Jeanne Lopez. Fotos: Elena Souza/ BBM-USP
O grupo mencionou algumas similaridades e diferenças entre obras abrigadas pela BBM e pela BMA, e falou sobre as potencialidades desses acervos como concentradores de conteúdos diversos. Massi e Saes conversaram ainda sobre ações educativas e popularização do espaço das Bibliotecas.
Cardoso mostra obra do acervo para Massi e Saes. Fotos: Elena Souza/ BBM-USP
A Biblioteca Mario de Andrade foi fundada em 1925. Seu acervo conta com mais de 3,3 milhões de itens, incluindo livros raros, manuscritos, mapas, fotografias e obras de arte.
Rodrigo Massi é formado em Direito, técnico em Museologia e possui mais de 20 anos de experiência na gestão pública. Já atuou na Secretária Municipal de Relações Internacionais, na qual foi secretário-adjunto, chefe de gabinete e coordenador de Relações Internacionais; na São Paulo Turismo (Spturis) e Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA).
A BBM agradece pela visita!
Da esquerda para direita: João Cardoso, Alexandre Saes e Rodrigo Massi. Foto: Elena Souza/ BBM-USP