BBM10

Seminário BBM 10 anos: uma Biblioteca Viva

Auditório István Jancsó: 16, 17 e 18 de maio de 2023

INSCRIÇÕES: https://doity.com.br/seminario-bbm-10-anos

Uma coleção formada durante oito décadas, a famosa e prestigiada biblioteca de Guita e José Mindlin, sediada no bairro do Brooklin, recebeu uma nova casa em 2013, com a inauguração da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo. Recebendo cerca de 32 mil títulos, o moderno prédio passou a abrigar uma relevante coleção de brasiliana, formada por obras raras, que é uma inestimável fonte de pesquisa sobre o Brasil.

Composta por obras de história, literatura, periódicos, manuscritos e livros impressos no Brasil, a biblioteca foi formada tanto com o objetivo de preservação desta coleção, como também de garantir a plena disseminação de seu acervo. Para tanto, já em sua fundação criaram-se a Biblioteca Digital, que permite acesso irrestrito a obras digitalizadas na instituição, e um diversificado programa de estudos brasileiros, com a finalidade de iluminar partes do acervo, por meio da realização de seminários, exposições e publicações.

Ao longo dos últimos dez anos, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin conquistou um espaço singular dentro da Universidade de São Paulo, ao lado do Instituto de Estudos Brasileiros, dando o devido destaque a esses acervos bibliográficos como lugares de preservação da memória e instrumentos para a reflexão sobre a história e a cultura brasileira.

Por meio do seminário BBM 10 anos pretendemos não somente celebrar esse marco da jovem instituição dentro da USP, mas, acima de tudo, iluminar as competências adquiridas, avaliar os resultados dos projetos e das parcerias desenvolvidos ao longo desta década e pensar conjuntamente sobre o papel de uma biblioteca brasiliana na sociedade brasileira contemporânea.


Terça-feira, 16.05.2023

14h: Abertura

14h15-16h15: Bibliofilia e colecionismo

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin foi formada a partir de duas importantes coleções, constituídas ao longo do século XX pelos bibliófilos Rubem Borba de Moraes e José Mindlin. Esta mesa debate o papel da bibliofilia e do colecionismo no Brasil como instrumentos de preservação da história e da cultura do país.

Ana Maria Camargo (FFLCH/USP)

José Carlos Sebe Bom Meihy (FFLCH/USP)

Antonio Carlos Secchin (UFRJ e ABL)

Agenor Briquet de Lemos (UNB)

Mediação: Plínio Martins Filho (ECA/USP)

16h30-18h30: Homenagem à Guita Mindlin: a conservação do acervo bibliográfico

Por décadas, Guita Mindlin esteve ao lado de seu esposo, na constituição de uma das mais relevantes bibliotecas privadas do país. Por meio de seu conhecimento adquirido na preservação da coleção, com Thereza Brandão, Guita assumiu liderança na fundação da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER) e na formação de gerações de conservadores no país. Sua experiência é o ponto de partida para a reflexão sobre essa atividade, incorporada como parte da rotina da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Isis Baldini (ABER)

Cristina Sanches Morais (SENAI)

Ana Paula Hirata Tanaka (Conservadora)

Flávia Brito do Nascimento (CPC/USP)

Mediação: Andreia Teresinha Wojcicki Ruberti (BBM/USP)

19h-21h: Os desafios das bibliotecas digitais de obras raras

A doação da biblioteca de José Mindlin para a Universidade de São Paulo firmava o compromisso do bibliófilo com seu interesse de garantir o irrestrito acesso ao seu acervo por meio digital. Em menos de uma década, o projeto se mostrou decisivo para a difusão dos materiais da biblioteca em uma sociedade cada dia mais conectada às redes. Esta mesa coloca em pauta o papel de acervos de obras raras, num ambiente digital carregado de informações.

Miguel Arellano (Rede de Preservação Digital do IBICT)

Otávio Alexandre G. Oliveira (coordenador da BN Digital)

José Murilo Costa Carvalho Jr. (IBRAM)

Catarina Segatto (Cetic.br)

Mediação: Rodrigo M. Garcia (BBM/USP)


Quarta-feira, 17.05.2023

10h-12h: Brasilianas ao redor do mundo (virtual)

Ao longo dos últimos 10 anos, a BBM tem dialogado de maneira bastante frutífera com outras instituições que guardam e trabalham com respeitáveis acervos sobre o Brasil. A mesa pretende reunir algumas dessas relevantes instituições dos Estados Unidos e Europa, que desenvolvem e desenvolveram atividades com a BBM.

Luis Crespo Andrade (Universidade Nova de Lisboa)

Lívia Lopes (Oliveira Lima Library)

Maud Lageiste (Bibliothèque nationale de France)

Mediação: Antonio Dimas (IEB/USP)

14h-16h: O futuro das brasilianas

Numa sociedade em que o conhecimento se dissemina em velocidade cada vez maior, os acervos artísticos, arquivísticos e bibliográficos precisam fomentar sua contínua modernização para se manterem conectados aos usuários. Esta mesa reúne representantes de importantes instituições de preservação da memória histórica e cultural para refletir sobre seus desafios futuros.

Sônia Salztein (Instituto de Estudos Brasileiros – IEB)

Marco Lucchesi (Biblioteca Nacional - BN)

Tiago Nicodemo (Unicamp, AESP)

Alexandre Macchione Saes (BBM/USP)

Mediação: Miguel Palmeira (FFLCH/USP)

16h30-18h30: Pesquisa com obras raras na BBM

Ao longo de uma década, diferentes olhares estiveram voltados para a coleção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). Por meio de pesquisas, seminários, exposições e publicações, diversos recortes temáticos foram explorados, oferecendo reflexões sobre a cultura brasileira, estimulando novas abordagens e ideias sobre os estudos brasileiros. Esta mesa apresenta alguns dos projetos de pesquisa realizados na BBM, sobre seus materiais de arquivo, primeiras edições, periódicos e autores clássicos da literatura brasileira.

Francisco Guelfi Campos (UFMG)

Hélio de Seixas Guimarães (BBM/USP)

Ana Luiza Martins (CONDEPHAAT)

João Marcos Cardoso (BBM/USP)

Mediação: Iris Kantor (FFLCH/USP)


Quinta-feira, 18.05.2023

14h00-16h00: As publicações da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Como um espaço dedicado ao livro e se espelhando na atuação de José Mindlin também como entusiasta e promotor de novas edições, a BBM tem buscado consolidar seu setor de publicações. Um setor viabiliza diálogos com o acervo da biblioteca, seja por meio de edições de estudos realizados a partir da coleção, como de obras que tratam sobre a história dos livros.

Plínio Martins Filho (BBM/USP)

Gustavo Piqueira (Casa Rex)

Mediação: Hélio de Seixas Guimarães (BBM/USP)

16h30-18h30: Brasil nos acervos, os acervos no Brasil

A mesa debate o papel dos acervos de brasiliana, compreendendo que suas coleções são instrumentos fundamentais de preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural do país, que também podem propiciar reflexões sobre o Brasil do passado, do presente e do futuro.

Danilo dos Santos Miranda (SESC)

Julia Saenz Kovensky (Instituto Moreira Sales)

Jurandy Valença (Biblioteca Mario de Andrade)

Fabiano Piúba (Ministério da Cultura)

Representante (Itaú Cultural)

Mediação: Lígia Ferreira (Unifesp)

19h-22h: Cerimônia de comemoração de 10 anos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Cerimonial

Carlos Gilberto Carlotti (Reitor da USP)

Maria Arminda do Nascimento Arruda (Vice-Reitora da USP)

Marli Quadros Leite (Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP)

Alexandre Macchione Saes (Diretor da BBM)

Mesa 10 anos da BBM

Rodrigo Mindlin (Representante da família)

Betty Mindlin (Representante da família)

Jacques Marcovitch (Representante do Conselho Deliberativo da BBM e Reitor da Universidade de São Paulo, 1997-2001)

Mediação: Nina Ranieri (Representante do Conselho Deliberativo da BBM e FD/USP)


Faça o download da programação:

Seminário BBM 10: Uma Biblioteca Viva


Programação BBM10