Serão contemplados até 10 projetos de pesquisa que sejam relacionados ao acervo da Biblioteca

Lista de candidatos contemplados ao "9ª Edital de Residência em Pesquisa" da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin" e seus projetos:

Antônio Mário David Siqueira Ferreira
Fontes para a reconstrução histórica da trajetória e das ideias de Antônio Vieira em sua primeira passagem pela corte brigantina como conselheiro e diplomata do rei D. João IV, 1641-1650

Gustavo Piqueira
"Nasce um País” - narrativa visual-tipográfica

Hugo Quinta
Das edições Modernistas à Coleção Claro Enigma: o livro de poesia no Brasil a partir da Coleção Brasiliana USP

Jean Pierre Chauvin
Poesia Árcade: revisão e ampliação do cânon literário

Laila Thaís Correa e Silva
Precursoras do feminismo nacional na BBM e suas redes de sociabilidade

Luiza Nascimento de Oliveira da Silva
Livros de ciências do acervo da BBM: tipografias, circulação e práticas de leituras (séculos XVII - XIX)

Pedro Meira Monteiro
Futuro Abolido: literatura e história no último Machado de Assis

Pedro Paulo Pimenta
Projeto de transcrição e edição crítica das traduções brasileiras dos textos de Cabanis, Do grào de certeza da medicina (Rio de Janeiro, 1812) e Observações sobre as afecções catarraes em geral (Salvador, 1816)

Rodrigo Goyena Soares
A Guerra de Sessenta Anos - A região-mundo platina e as causas do conflito de 1864 contra o Paraguai

Rubem Rabello Maciel de Barros
Biblioteca Histórica Brasileira: edições de luxo em base comercial

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP estará com inscrições abertas, de 23 de agosto a 15 de setembro, para a 9ª edição do Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP, o qual possibilita que pesquisadores visitantes nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados ao acervo da Biblioteca.

O objetivo do programa é fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da BBM, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.

Serão contemplados até 10 projetos de pesquisa que atendam as finalidades acadêmicas da BBM e contribuam para a disseminação do saber. Os projetos de pesquisa deverão apontar como se alinham com o perfil do acervo, por meio de propostas de investigações que explorem sua coleção de fontes primárias e secundárias.

Categorias e modalidades

Podem-se inscrever pesquisadores brasileiros e estrangeiros, nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, assim como para mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e bolsistas de Iniciação Científica, que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos junto à BBM, que podem ser prorrogados por igual período.

Há três modalidades de vinculação ao programa que os pesquisadores podem escolher:

• Residência de Programa de pós-doutorando, doutorando, mestrando e de bolsistas de Iniciação Científica (PUB, PIBIC ou FAPESP);
  • Residência de Programa de Pesquisador;
  • Residência artística.

Os interessados em atuar nos Programas de Residência devem se inscrever por meio do envio dos seguintes documentos em PDF para o e-mail: bbm@usp.br, até o último dia de inscrição:

• Formulário de inscrição;
  • Currículo Lattes para brasileiros e curriculum vitae para estrangeiros;
  • Cópia do título de doutor (ou de matrícula no Programa de Pós-Graduação para doutorandos, mestrandos e alunos de graduação), bem como do RG, do CPF ou passaporte;
  • Comprovante de alguma das seguintes modalidades de bolsa para alunos de graduação: PUB, PIBIC ou FAPESP;
  • Carta de recomendação do supervisor ou orientador, no caso da modalidade “Residência de Programa de Pós-doutorando, Doutorando, Mestrando e Iniciação Científica”, justificando a vinculação do projeto à BBM;
  • Resumo (100 palavras) da proposta de pesquisa, identificado com nome, filiação e status acadêmico e/ou cargo atual;
  • Projeto de pesquisa, com plano de trabalho, cronograma, bibliografia e
    especificação do vínculo da pesquisa com o acervo da BBM, que não exceda 20 páginas em espaço duplo (mais detalhes no edital).

A divulgação final dos projetos selecionados será no dia 10 de outubro. E o início das atividades dos pesquisadores é a partir de 16 de outubro deste ano.

Os resultados serão divulgados pelo site da BBM: http://www.bbm.usp.br .

Acesse o edital aqui: https://doe.sp.gov.br/executivo/universidade-de-sao-paulo/programa-de-editais-de-residencia-em-pesquisa-bbm-prceuusp-9-edicao-edital-2023-8236951

9ª edição

Em oito edições anteriores, o Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) teve a realização de 29 projetos e 22 pesquisadores, pois alguns deles participaram em mais de uma edição.

Mais informações: pelo e-mail bbm@usp.br