O público terá a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos no acervo da Biblioteca

Parte dos pesquisadores residentes da 9ª edição do Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP em visita à BBM, no dia 25 de outubro de 2023 - Foto: Laryssa Salles

Publicado em: 04/04/2024
Texto: Eliete Viana

No dia 15 de abril, segunda-feira, das 10h às 17h30, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP realiza a Jornada BBM de Pesquisa, com apresentações dos projetos dos pesquisadores residentes da BBM que foram selecionados na 9ª edição do Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP.

Nove pesquisadores residentes vão apresentar os projetos que estão realizando desde outubro do ano passado, quando começaram, oficialmente, as atividades de pesquisa deles na Biblioteca.

É a primeira vez que a Biblioteca promove um evento para apresentar ao público o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores residentes. A atividade é organizada pelo diretor e vice-diretor da BBM: Alexandre Macchione Saes e Hélio de Seixas Guimarães.

9ª edição

O objetivo do Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP é fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da BBM, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.

Nas oito edições anteriores, o programa da BBM teve a realização de 29 projetos por 22 pesquisadores, pois alguns deles participaram em mais de uma edição. Alguns destes projetos já foram divulgados em livros da Publicações BBM. Neste ano, há a previsão de publicar mais dois livros oriundos dos projetos de pesquisa.

Confira a programação da Jornada:

10h às 12h30 ♦ Mesa 1 - Entre a história e a literatura
Mediação: Prof. Dr. Alexandre Macchione Saes (BBM-USP)

Antônio Mário David Siqueira Ferreira
Fontes para a reconstrução histórica da trajetória e das ideias de Antônio Vieira em sua primeira passagem pela corte brigantina como conselheiro e diplomata do rei D. João IV, 1641-1650

Jean Pierre Chauvin
Poesia e Etiqueta no Antigo Regime

Luiza Nascimento de Oliveira da Silva
Livros de ciências do acervo da BBM: tipografias, circulação e práticas de leituras (séculos XVII - XIX)

Rodrigo Goyena Soares
A Guerra de Sessenta Anos: a região-mundo platina e as causas do conflito de 1864 contra o Paraguai

14h às 16h30 ♦ Mesa 2 - Entre a literatura e a história