Publicado: 20/08/2024

Por Elena Souza 

Do dia 26 a 28 de agosto, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) receberá a exposição “Em busca da beleza na caligrafia japonesa”, do artista Tairiku Teshima.

Na ocasião, materiais de pintura estarão disponíveis e um professor de caligrafia estará presente para orientar os visitantes na arte Shodo. A exposição, que celebra os laços de amizade entre Brasil e Japão, exibe a arte caligráfica japonesa de mais de 1400 anos e que faz parte do patrimônio cultural do país.

Tairiku Teshima é um artista internacionalmente renomado: ganhador do Prêmio Principesca de Takamado, ligado à família imperial japonesa, premiado pela Academia de Belas Artes da França e pelo Consulado- Geral da República Popular da China. A compreensão da arte caligráfica e seu significado foram cultivados pelo artista por influência de seu pai, Yukei Teshima, pioneiro em transformar a caligrafia japonesa em uma arte de expressão mundial.

A mostra será realizada no contexto do 13º Congresso Brasileiro da Civilização Yoko , que acontecerá no dia 23 de agosto, no Auditório István Jancsó (no Espaço Brasiliana). O Congresso tem como temática “Harmonia do Ser Humano com a Natureza: a origem da humanidade e de todas as coisas é uma só” e contará com uma apresentação de Tairiki Teshima, que ministrará a palestra “Harmonia do Ser Humano com a natureza”

A exposição tem apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da Sankei Group.

Serviço: Exposição “Em busca da beleza na caligrafia japonesa”

Quando: visitação: de 26/08 a 28/08, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira

Onde: Sala BNDES/Subsolo da Livraria Edusp, na Rua da Biblioteca, 21, Espaço Brasiliana – Cidade Universitária, São Paulo

Quanto: Grátis e sem necessidade de agendamento prévio