Exposição e Catálogo Virtuais; Livro-Catálogo

Endereço | Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, Butantã – SP

Site | http://machadodeassis.bbm.usp.br/

Exposição e Catálogo Virtuais: Machado de Assis: primeiras edições e raridades

A coleção de primeiras edições dos livros de Machado de Assis, publicados entre 1861 e 1908, compreende 25 títulos de sua autoria. Esses livros contêm algumas das personagens e dos enredos mais marcantes da literatura brasileira, que há mais de um século encantam e desafiam leitores e críticos do mundo todo. Os exemplares que compõem a Machadiana da BBM são também testemunho de várias histórias: da literatura, da imprensa, da edição de livros, dos recursos gráficos, da sociabilidade literária e do colecionismo. A exposição virtual mostra como os livros permitem conhecer melhor cada um desses aspectos da cultura letrada no Brasil.

O objetivo da Exposição e Catálogo Virtuais é mostrar aos visitantes o que faz essa coleção tão especial; que tipo de informação se pode depreender desses livros e que tipo de pesquisa pode ser feita a partir de um conjunto de livros raros.

O site traz também um catálogo, em que se podem consultar informações e visualizar exemplares de todas as primeiras edições de Machado pertencentes ao acervo da BBM. Apresenta os livros em ordem cronológica e por gênero.

No endereço http://machadodeassis.bbm.usp.br, você tem informações e acesso à Exposição e ao catálogo das primeiras edições, 37 delas integralmente digitalizadas.

Livro
Machado de Assis: primeiras edições

Este livro (uma espécie de catálogo raisonée, ilustrado) reúne todos os exemplares das primeiras edições dos livros de Machado de Assis pertencentes à BBM, com descrição minuciosa de cada exemplar, incluindo um livro traduzido pelo escritor e os dois únicos livros de sua autoria traduzidos em seu período de vida. São 47 volumes colecionados por Rubens Borba de Moraes, Guita e José Mindlin em mais de oitenta anos de criterioso garimpo, hoje disponíveis ao público na Universidade de São Paulo.

O Livro Catálogo e a Exposição Virtual oferecem ao público acesso ao principal conjunto de primeiras edições e raridades de Machado de Assis fora do Rio de Janeiro, sob a guarda de uma instituição pública, com acesso público e em grande parte digitalizada.

Os lançamentos são desdobramentos das pesquisas de Hélio de Seixas Guimarães (responsável pelo projeto e curadoria dos trabalhos), de Ieda Lebensztayn e de Luciana Antonini Schoeps, e do Mestrado de Fernando Borsato, que contaram com apoio do CNPq e da Fapesp. A realização e a produção foram feitas com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e bolsistas PUB na vertente Cultura e Extensão. A construção do site contou com apoio do 6º Edital SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Em 2018, a BBM realizou uma exposição presencial com resultados desta mesma pesquisa, destacando, além dos livros, publicações em jornais e revistas com escritos machadianos.