[EXPOSIÇÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSA EM RAZÃO DO COVID-19]

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) recebe, de 12 de fevereiro a 28 de abril, a exposição Oratórios Brasileiros em textos e imagens, que apresenta um conjunto de oratórios ao lado de itens raros do acervo textual e iconográfico da Biblioteca.

Com curadoria da pesquisadora Silveli Maria de Toledo Russo, doutora em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), a mostra apresenta um importante conjunto de oratórios que ajudam a contar a história do cotidiano rural e urbano da sociedade colonial brasileira. Os oratórios pertencem à Coleção Casagrande, um acervo particular reunido ao longo de mais de vinte anos pelo colecionador Ary Casagrande Filho. Localizada na cidade de São Paulo, esta coleção se destaca por conter uma ampla produção documental de arte brasileira, cujo repertório abrange desde o período colonial à contemporaneidade. Mais do que simples objetos de devoção, os oratórios são heranças portuguesas que se tornaram parte relevante da tradição brasileira e por isso são considerados elementos importantes para estudo da história do país, em especial do período colonial. Na época, com distâncias muito grandes e um pequeno número de padres, a presença dos oratórios em moradias ou espaços públicos acabava fazendo o papel de uma pequena capela.

O acervo da BBM, por sua vez, é composto por muitos exemplares raros sobre a história do Brasil. Pensando em uma possível articulação entre a Coleção Casagrande e a Brasiliana, a exposição seleciona um rico material textual e iconográfico, salvaguardado na biblioteca, para ser exposto ao lado dos quarenta e quatro oratórios previstos para apreciação do público. Entre os materiais disponibilizados pela BBM, poderão ser encontrados documentos setecentistas e oitocentistas da Igreja, além de narrativas textuais e iconográficas produzidas por memorialistas estrangeiros estabelecidos no Brasil.

Com abertura no dia 12 de fevereiro, às 17h, a exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30 na Sala Multiuso da BBM.

Devido às medidas de distanciamento social, com vistas à contenção da propagação do vírus COVID-19, a pesquisadora do Programa de Residência em Pesquisa da BBM Silveli Maria de Toledo Russo apresenta algumas considerações sobre a exposição organizada sob sua curadoria, "Oratórios Brasileiros em Textos e Imagens".