NOTA DE PESAR: Danilo Santos de Miranda

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) se despede de Danilo Santos de Miranda, Diretor-regional do SESC-SP, que ao longo de quatro décadas foi personagem decisivo para o desenvolvimento da cultura no Estado de São Paulo; responsável por transformar o SESC-SP num vigoroso sistema de valorização da arte e da cultura brasileira, com uma verdadeira política cultural democrática e inclusiva.

Para a BBM, Danilo Santos de Miranda conferiu relevante contribuição como membro do Conselho Deliberativo. Com sua gentileza característica e o amplo conhecimento sobre a promoção de políticas culturais, foi uma voz segura para apoiar os projetos conduzidos pelas direções da Biblioteca. Em torno das reflexões sobre o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna, por intermédio de Danilo, o SESC se tornou parceiro decisivo para que a BBM pudesse promover ações do projeto 3x22, por meio de seminário realizados no Centro de Pesquisa e Formação do SESC, como também por meio de quase uma dezena de livros publicados em coedições.

No seminário BBM 10 anos: uma biblioteca viva, realizado em maio de 2023, Danilo Santos de Miranda nos brindou com uma exposição em torno do tema “O Brasil nos acervos, os acervos no Brasil”. Reiterando o papel de nossas instituições para a formação cidadã, Danilo afirmou: “A valorização das coisas e gentes do Brasil fomentada por esses acervos pode servir de inspiração para que outras instituições trilhem caminhos semelhantes. Participar desse seminário em comemoração aos dez anos da BBM, num espaço que representa, como poucos no país, a ideia de “brasiliana” – a ponto de adotá-la em seu próprio nome – me permite enfatizar a relevância desse lugar. Não por acaso, o SESC e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin mantêm há anos diálogos constantes, a partir do empenho que nos une: colaborar para o desenvolvimento das pessoas por intermédio de uma leitura profunda de nosso país”.

Neste momento de luto, a BBM presta sua homenagem ao legado de Danilo Santos de Miranda e solidariza com familiares, amigos e uma imensa quantidade de pessoas tocadas por essa incrível qualidade de Danilo para fazer florescer a arte e a cultura no país.