Confira como foi o encontro com Ana Luisa Escorel na BBM

Autora falou sobre aspectos editoriais e artísticos que estão envolvidos na publicação de um livro

Publicado 21/11/2024

Por Elena Souza

No dia 12 de novembro, terça-feira, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) recebeu a escritora, editora e designer Ana Luisa Escorel no encontro "Convite à leitura - A autora como leitora".

O início do bate-papo foi marcado pela fala de Betty Mindlin, filha dos principais doadores do acervo BBM, que motivou a criação da Biblioteca. Betty falou sobre a relação de sua família com a família de Ana Luisa, que é filha de Gilda de Melo e Souza e Antonio Candido, grandes intelectuais brasileiros.

Ana Luisa Escorel - Betty e mediadores

Na conversa com Hélio de Seixas Guimarães e Ligia Ferreira, Ana Luisa falou sobre seu primeiro contato com a literatura, mencionando livros que marcaram sua infância. Comentou também sua carreira como escritora que lhe rendeu prêmios como o "São Paulo de Literatura 2014", na categoria melhor livro do ano, por "Anel de vidro".

Ana Luisa indagou ainda sobre aspectos editoriais e artísticos que estão envolvidos na publicação de um livro. Declarou acreditar que o livro físico é o "mais extraordinário objeto jamais criado", pois nada pode se comparar com aquilo que ele produz e proporciona.

Ana Luisa Escorel - fala e irmãs Mindlin

Vínculo afetivo com a BBM

Antes da conversa, a escritora foi recebida no acervo da BBM e pôde relembrar momentos pessoais e familiares vividos anos atrás. Acompanhada das irmãs Betty, Diana e Sônia Mindlin, da professora Ligia Ferreira, do professor Hélio de Seixas Guimarães e do professor Alexandre Macchione Saes, Ana Luisa releu cartas trocadas entre ela e José Mindlin, material que é preservado pela Biblioteca. Essas correspondências ilustram a relação próxima entre a família Mello e Souza e a família Mindlin, vínculo que se estendeu às gerações seguintes aos casais Gilda de Melo e Sousa e Antonio Candido, e Guita e José Mindlin.

Além do material abrigado pelo acervo, a BBM possui uma publicação própria a respeito de Antonio Candido. O livro “Antonio Candido - Afeto e Convicção”, editado pelas Publicações BBM. registra um conjunto inédito e multifacetado de visões sobre o legado do intelectual. A obra resultou do seminário “Afeto e convicção: Uma homenagem a Antonio Candido de Mello e Souza”, evento de 2018 que celebrou os 100 anos do nascimento do intelectual.

Ana Luisa Escorel - acervo

Ana Luisa Escorel - grupo em grupo

Fotos: Elena Souza/ BBM-USP