Título: Primeiras Edições de Machado de Assis na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Autor: Hélio de Seixas Guimarães, Ieda Lebensztayn e Luciana Antonini Schoeps

Editora: Publicações BBM

Ano: 2022

ISBN: 978-65-87936-08-6

Distribuição: Edusp

Preço: R$ 92

A conjunção entre as obras de Machado de Assis e uma preciosa coleção das primeiras edições de seus livros resultou neste volume que está em suas mãos. Se “a alegria é a prova dos nove”, como escreveu Oswald de Andrade em famoso manifesto, ela é também a marca dos livros reunidos ao longo de décadas pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa, Guita. “Je ne fais rien sans gayeté” (Não faço nada sem alegria) é a frase de Michel de Montaigne inscrita nos ex-libris que acompanham cada exemplar das 49 raridades reunidas na Machadiana da bbm, guardada na Universidade de São Paulo. Neste livro-catálogo fartamente ilustrado e documentado, cada exemplar é apresentado ao leitor em detalhe. O conjunto revela a diversidade e a longevidade da trajetória de Machado de Assis, que compreende obras-primas como Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, e títulos hoje pouco conhecidos, que surpreenderão e alegrarão qualquer amante da literatura e dos livros.

Hélio de Seixas Guimarães é professor de literatura brasileira na usp, pesquisador do cnpq e pesquisador associado da bbm.

Ieda Lebensztayn é crítica literária, pesquisadora e ensaísta, doutora pela usp, tem publicado livros sobre Graciliano Ramos e Machado de Assis.

Luciana Antonini Schoeps é doutora pela usp, com pós-doutorado na área de literatura brasileira.

primeiras Edições de Machado de Assis na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin