Terça-feira, 16.05.2023
14h: Abertura
14h15-16h15: Bibliofilia e colecionismo
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin foi formada a partir de duas importantes coleções, constituídas ao longo do século XX pelos bibliófilos Rubem Borba de Moraes e José Mindlin. Esta mesa debate o papel da bibliofilia e do colecionismo no Brasil como instrumentos de preservação da história e da cultura do país.
Ana Maria Camargo (FFLCH/USP)
José Carlos Sebe Bom Meihy (FFLCH/USP)
Antonio Carlos Secchin (UFRJ e ABL)
Agenor Briquet de Lemos (UNB)
Mediação: Plínio Martins Filho (ECA/USP)
16h30-18h30: Homenagem à Guita Mindlin: a conservação do acervo bibliográfico
Por décadas, Guita Mindlin esteve ao lado de seu esposo, na constituição de uma das mais relevantes bibliotecas privadas do país. Por meio de seu conhecimento adquirido na preservação da coleção, com Thereza Brandão, Guita assumiu liderança na fundação da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER) e na formação de gerações de conservadores no país. Sua experiência é o ponto de partida para a reflexão sobre essa atividade, incorporada como parte da rotina da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
Isis Baldini (ABER)
Cristina Sanches Morais (SENAI)
Ana Paula Hirata Tanaka (Conservadora)
Flávia Brito do Nascimento (CPC/USP)
Mediação: Andreia Teresinha Wojcicki Ruberti (BBM/USP)
19h-21h: Os desafios das bibliotecas digitais de obras raras
A doação da biblioteca de José Mindlin para a Universidade de São Paulo firmava o compromisso do bibliófilo com seu interesse de garantir o irrestrito acesso ao seu acervo por meio digital. Em menos de uma década, o projeto se mostrou decisivo para a difusão dos materiais da biblioteca em uma sociedade cada dia mais conectada às redes. Esta mesa coloca em pauta o papel de acervos de obras raras, num ambiente digital carregado de informações.
Miguel Arellano (Rede de Preservação Digital do IBICT)
Otávio Alexandre G. Oliveira (coordenador da BN Digital)
José Murilo Costa Carvalho Jr. (IBRAM)
Catarina Segatto (Cetic.br)
Mediação: Rodrigo M. Garcia (BBM/USP)