Quarta-feira, 17.05.2023
10h-12h: Brasilianas ao redor do mundo (virtual)
Ao longo dos últimos 10 anos, a BBM tem dialogado de maneira bastante frutífera com outras instituições que guardam e trabalham com respeitáveis acervos sobre o Brasil. A mesa pretende reunir algumas dessas relevantes instituições dos Estados Unidos e Europa, que desenvolvem e desenvolveram atividades com a BBM.
Luis Crespo Andrade (Universidade Nova de Lisboa)
Lívia Lopes (Oliveira Lima Library)
Maud Lageiste (Bibliothèque nationale de France)
Mediação: Antonio Dimas (IEB/USP)
14h-16h: O futuro das brasilianas
Numa sociedade em que o conhecimento se dissemina em velocidade cada vez maior, os acervos artísticos, arquivísticos e bibliográficos precisam fomentar sua contínua modernização para se manterem conectados aos usuários. Esta mesa reúne representantes de importantes instituições de preservação da memória histórica e cultural para refletir sobre seus desafios futuros.
Sônia Salztein (Instituto de Estudos Brasileiros – IEB)
Marco Lucchesi (Biblioteca Nacional - BN)
Tiago Nicodemo (Unicamp, AESP)
Alexandre Macchione Saes (BBM/USP)
Mediação: Miguel Palmeira (FFLCH/USP)
16h30-18h30: Pesquisa com obras raras na BBM
Ao longo de uma década, diferentes olhares estiveram voltados para a coleção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). Por meio de pesquisas, seminários, exposições e publicações, diversos recortes temáticos foram explorados, oferecendo reflexões sobre a cultura brasileira, estimulando novas abordagens e ideias sobre os estudos brasileiros. Esta mesa apresenta alguns dos projetos de pesquisa realizados na BBM, sobre seus materiais de arquivo, primeiras edições, periódicos e autores clássicos da literatura brasileira.
Francisco Guelfi Campos (UFMG)
Hélio de Seixas Guimarães (BBM/USP)
Ana Luiza Martins (CONDEPHAAT)
João Marcos Cardoso (BBM/USP)
Mediação: Iris Kantor (FFLCH/USP)