No dia 23 de março de 2013 foi inaugurado o prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) na Universidade de São Paulo. Ao longo de 10 anos a instituição reforçou o desejo dos doadores, Guita e José Mindlin, de garantir o irrestrito acesso a este rico acervo colecionado por oito décadas. Para tanto, a BBM tem desenvolvido o projeto de digitalização de obras raras e de constituição de uma biblioteca digital, como também o apoio a projetos voltados aos estudos brasileiros, resultando em seminários, exposições e publicações.

Assim, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin se transformou numa biblioteca viva, que não somente preserva a valiosa coleção brasiliana como promove a curadoria do conhecimento produzido a partir do seu acervo. Aprofundando o estudo de temas tradicionais da história da literatura brasileira e descortinando novas temáticas oferecidas pela coleção, a BBM tem conseguido alcançar novos públicos e leitores.

A celebração dos 10 anos da BBM deve recuperar a história da biblioteca, destacando suas principais conquistas e projetos desenvolvidos, revisitando parcerias e convênios com outras relevantes instituições, reforçando seu papel como um centro de preservação da memória e dos estudos sobre a cultura brasileira.

Ao longo deste semestre será realizado o Seminário BBM 10 anos, entre os dias 16 e 18 de maio de 2023, com a participação de pessoas e instituições fundamentais para a história da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A semana será também o momento da inauguração de duas exposições que exploram a dimensão da bibliofilia, por meio da trajetória de Rubens Borba de Moraes e José Mindlin, e destacam a riqueza do acervo da BBM.

Convidamos os amigos da BBM a acompanhar a programação BBM 10 anos, pelo site e redes sociais da biblioteca, que oferecerão nos próximos meses um conteúdo especial para que todos possam conhecer melhor a trajetória da Biblioteca e refletir sobre essa comemoração.