Vídeos

A biblioteca por seus leitores: Frank Stephan Kohl

O historiador da fotografia e antropólogo visual alemão Frank Stephan Kohl fala do seu cotidiano como pesquisador do acervo e seu convívio com as pessoas que trabalhavam, pesquisavam e visitavam a biblioteca na casa de Guita e José Mindlin. Frank apresenta também algumas obras do acervo que foram decisivas em sua pesquisa de doutorado sobre o fotógrafo alemão Albert Frisch, que em 1867 produziu por volta de uma centena de fotos da Amazônia, dentre as quais se destacam as primeiras fotos tiradas de índios dessa região.

A Viagem pelo Brasil de Spix e Martius

A curadora da Biblioteca Brasiliana Guita e José MIndlin, Cristina Antunes, apresenta um pouco da vasta obra produzida pelos naturalistas alemães Johann Baptist von Spix e Karl Friedrich Philipp von Martius a partir de sua viagem pelo Brasil. Entre 1817 e 1820, Spix e Martius empreenderam uma expedição científica que percorreu cerca de 10.000 km no território brasileiro. A expedição resultou em dezenas de publicações que abordaram temas como botânica, zoologia, etnografia, linguística, além da própria narrativa da viagem.

Literatura Brasileira - séculos XVII e XVIII

Cristina Antunes, curadora da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, apresenta neste vídeo algumas das obras mais representativas da literatura brasileira dos séculos XVII e XVIII. Além de introduzir autores e obras de destaque, ela conta histórias singulares sobre os exemplares da biblioteca, o que contribui para a compreensão da história da coleção como um todo. O texto que acompanha o vídeo complementa informações sobre os autores e traz os links de suas obras que estão disponíveis no acervo digital da BBM.

O diário de Pagu: vida, obra e arte

O vídeo traça um panorama da vida e obra da escritora e militante política Patrícia Galvão, a Pagu, com destaque para o diário manuscrito guardado pela BBM, no qual a autora relata, em forma de fragmentos de grande força poética, fatos decisivos de sua vida entre 1929 e 1931.