BBM Archive

O arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) é composto por fundos e conjuntos documentais de importantes personagens do meio intelectual brasileiro do século XX. Atualmente, quatro conjuntos documentais já se encontram descritos: o de Zila da Costa Mamede, o de Rubens Borba de Moraes, o fundo Guita Kauffmann Mindlin e os documentos sobre o Movimento Concretista acumulados por Erthos Albino de Souza. O fundo pessoal de Francisco de Assis Barbosa encontra-se em fase de descrição.

O acervo guarda, ainda, a documentação de Itsván Jancsó, Vicente do Rego Monteiro, Cunha de Leiradella, e do próprio José Mindlin. Além dos arquivos pessoais, a BBM conta com uma extensa coleção de itens avulsos, composta por rara documentação de diferentes períodos históricos. Atualmente, essa coleção está em fase de processamento.


BBM Digital

O arquivo BBM é mantido pelo Serviço de Biblioteca e Documentação da BBM (SBD-BBM), que se ocupa de sua guarda, processamento e descrição. Para a descrição dos três primeiros fundos foi utilizada a abordagem contextual de arquivos pessoais, metodologia proposta por Ana Maria de Almeida Camargo e Silvana Goulart no livro Tempo e Circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais[1]. A base de dados, foi desenvolvida com a customização do Software (Open Source) CollectiveAccess, pelos SBD-BBM e TI-BBM. Atualmente está em estudo o enriquecimento dos metadados a partir da utilização do Vocabulário Controlado da USP para a representação temática dos documentos.


BBM Digital

Saiba mais sobre os Conjuntos Documentais em:

https://arquivo.bbm.usp.br/index.php/About/Index

Para saber mais sobre os Projetos, Acesse:

https://arquivo.bbm.usp.br/index.php/About/projetos

Confira também as Publicações em:

https://arquivo.bbm.usp.br/index.php/Publicacoes/publicacoes


É possível também, o acesso à base de dados do Arquivo na Busca Integrada da BBM. Para acessar, clique aqui.

Acesse: https://arquivo.bbm.usp.br/

Para dúvidas, sugestões, envie e-mail para:

biblioteca@bbm.usp.br


[1] CAMARGO, Ana Maria de Almeida; GOULART, Silvana. Tempo e circunstância: a abordagem contextual dos arquivos pessoais. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2007.