Exposição reúne olhares de artistas sobre a obra de Clarice Lispector

CLF

Oratórios Brasileiros em Textos e Imagens

Oratórios

Exposição relembra viagem de Spix e Martius pelo Brasil

Exposição interativa "TOQUE" apresenta obras para serem vistas e tocadas

Mostra Roberta Alberti

Exposição: O Mundo ao Redor

Exposição: O Mundo ao Redor

Registrando viagens de volta ao mundo realizadas entre os séculos XVI e XIX, a exposição traz alguns dos relatos e gravuras do acervo da Biblioteca Mindlin para mostrar um pouco do olhar dos viajantes sobre as terras exploradas.

José Mindlin: condecorações e homenagens

A exposição reuniu alguns dos prêmios, condecorações e homenagens recebidos pelo bibliófilo ao longo da vida por sua importante presença e atuação no universo cultural brasileiro.

Exposições em cartaz

“Não faço nada sem alegria” é uma exposição de longa duração com painéis, fotos e vídeos que retratam a vida do casal Guita e José. O amor pela leitura e pelos livros e o compromisso com a difusão do conhecimento (ao que Mindlin identificava como um desejo incontido de inocular o vírus do amor à leitura ao maior número de pessoas) estão presentes em cada um dos painéis que integram a exposição, nos quais a trajetória do casal se entrelaça com temas mais gerais, como a cultura do livro e a histór

Iconografia na Coleção Mindlin de livros alemães sobre o Brasil do século XVI ao século XX

Mostra reuniu 70 obras de viajantes e naturalistas que visitaram o país no período e registraram em língua alemã suas impressões.

Memórias gravadas: a História de Ruth

Memórias gravadas: a História

Com curadoria de Gisele Ottoboni, a exposição fez parte das comemorações dos 80 anos de vida da artista, restauradora, pesquisadora e historiadora de arte Ruth Sprung Tarasantchi (Sarajevo, Iugoslávia – atual Bósnia-Herzegovina, 25/10/1933).

Crônica: o tempo à prova;à prova do tempo

Com livros raros do acervo, documentos de cronistas e outros objetos relacionados às crônicas, a mostra recriou a atmosfera de temas típicos desse gênero literário como a passagem do tempo, a memória, os pequenos fatos e objetos cotidianos.