Obra sobre livros infantis publicada pela BBM recebe selo de Altamente Recomendável

O livro explora os repertórios literários e imaginários que se apresentavam às crianças e aos adolescentes leitores e ouvintes no Brasil de 1860 a 1920

Por Eliete Viana

A obra Livros Infantis Velhos & Esquecidos, da Publicações BBM, com organização de Gabriela Pellegrino Soares e Patrícia Tavares Raffaini, foi contemplada na lista da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) com o selo de Altamente Recomendável FNLIJ 2023 - referente à produção 2022, categoria teórico, sobre livros e literatura infantil.

Nesta categoria, além da obra da Publicações BBM - ligada à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) - ,cinco livros foram contemplados com o selo. Ao todo, foram 13 categorias: Criança, Jovem, Poesia, Reconto, Informativo, Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa, Tradução Adaptação Criança, Tradução Adaptação Jovem, Tradução Adaptação Informativo, Tradução Adaptação Reconto, Livro de Imagem, Teórico e Teatro.

“Ficamos muito felizes e muito honradas com esse reconhecimento. Consideramos que essa obra, de fato, ela ilumina o papel tão fértil, tão fecundo que a literatura infantil ocupou no Brasil, assim como em outras sociedades no século XIX e nas primeiras décadas dos século XX, quando a relação com a leitura era uma muito central na vida de muitas pessoas, mesmo daquelas que eram iletradas e que tinham uma relação, muitas vezes, indireta. Mas, que nem por isso deixavam de receber, ecoar e de se apropriar dos conteúdos imaginários e narrativas que essas obras carregavam”, comentou Gabriela, uma das organizadoras do livro.

A lista foi divulgada em 21 de setembro e é resultado da 49ª seleção anual da FNLIJ, que promove, há 50 anos, a leitura e o livro de qualidade.

Esta foi a primeira edição depois da pandemia de Covid-19, na qual participaram 23 leitores-votantes, de 11 Estados, das cinco regiões do País. O número total de livros recebidos e analisados foi de 553 títulos e 135 títulos receberam o selo.

Exposição

O livro contém 11 capítulos com a colaboração de 10 autoras e um autor, que abordam a história da literatura, do livro, da leitura e os repertórios literários e imaginários que circularam para as crianças e os adolescentes leitores e ouvintes (pois neste universo infantil, a narrativa oral ocupa um lugar importante) no Brasil de 1860 a 1920.

Na obra, foram explorados os livros que estavam na língua portuguesa, mesmo se impressos fora do Brasil mas que foram publicados em português traduzidos de outros idiomas. E também trataram dos primeiros autores nacionais que escreveram livros dirigidos ao público infantil. Há um capítulo dedicado ao Sherlock Holmes e ao sucesso que ele fez no Brasil, e à Revista O Tico-Tico, por exemplo.

_“A nossa ideia era recuperar que universo era esse dos livros que estavam disponíveis para leitura no Brasil do século XIX e do início do século XX. De onde vinham esses livros, onde eles eram impressos ou por quem eles eram trazidos do exterior para cá? (...) A nossa intenção foi dar conta desse repertório: que leituras eram essas, quais eram os autores clássicos, de que assuntos tratavam, que gêneros literários eles exploraram (...) e, ao mesmo tempo, quisemos tratar dos aspectos materiais desses livros, há um capítulo dedicado às técnicas de impressões de imagens, técnicas de ilustrações”, explica Gabriela. _

Ela ressalta que no livro foram tratados os gestos e os contextos associados à leitura, “porque a criança pode ler, mas não necessariamente é ela quem lê o livro, porque muitas vezes o livro é lido para ela em voz alta por um adulto, por um irmão mais velho. Esse ambiente que envolve a leitura, que é um ambiente também de encontro, acolhimento, é algo que atravessa a experiência social a esse universo dos livros, também essa dimensão nós quisemos recuperar”, declara.

A publicação é fruto de uma exposição de mesmo nome do livro, que ficou em cartaz na BBM, de 3 a 30 de outubro de 2017, com curadoria também das organizadoras da obra, Gabriela e Patricia. O nome Livros Infantis Velhos & Esquecidos foi inspirado no título de um artigo de Walter Benjamin (1892-1940), no qual ele conta a sua experiência ao visitar uma biblioteca infantil de um colecionador.

Antes da exposição, Patricia esteve envolvida com o assunto durante três anos na pesquisa de seu pós-doutorado, no qual estudou e fez um levantamento dos livros publicados para crianças no Brasil do século XIX e início do século XX, concluído em 2016, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). E Gabriela já vinha trabalhando com o tema da literatura infantil desde o seu doutorado, que foi dedicado à formação de leitores no Brasil e na Argentina.

“Nós nos unimos para fazer a exposição e “aproveitamos também alguns livros que compunham o acervo da BBM, livros que vieram da Biblioteca do Doutor José Mindlin, que eu já conhecia da época do meu doutorado, expusemos na exposição e depois reproduzimos como imagens no livro que publicamos”, lembra Gabriela.

Gabriela e Patricia são professoras de História e pesquisadoras da BBM, a primeira leciona na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a segunda na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Publicações BBM

O setor de Publicações foi criada na BBM em 2017. E, desde então, tem buscado publicar obras que possam projetar as atividades desenvolvidas na Biblioteca. Dessa forma, o setor cumpre o papel primordial de difusão do conhecimento produzido na BBM, através da publicação da Revista BBM – com cada número seguindo um recorte temático distinto –, e dos livros impressos – frutos de seminários, pesquisas realizadas através do acervo e/ou projetos internos da biblioteca – como o 3 vezes 22.

No ano de 2022, foram publicados 11 livros gerais, sete livros da Coleção 3 vezes 22, seis em coedições/parceria com o Sesc, dois em coedições com a Editora da USP (Edusp), cinco projetos foram preparados e nove estão em processo de revisão de prova. Neste ano, há a projeção que 10 projetos sejam finalizados. Até hoje, cerca de 30 obras já foram impressas pela Publicações BBM.

Livros Infantis Velhos & Esquecidos está disponível gratuitamente no site da BBM: http://e.usp.br/p4l