Publicado: 13/12/2024
Por Eliete Viana
Na tarde de quinta-feira, dia 12 de dezembro, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebeu a visita de Rodrigo Mindlin Loeb.
Na visita, ele veio acompanhado de 11 amigos que atuam em várias áreas (Medicina, Direito, Administração, Comunicação e Artes), os quais há um tempo queriam conhecer a Biblioteca e o Espaço Brasiliana, inaugurado em março de 2013.
Guiados por monitoras da Mediação Cultural da BBM, o grupo conheceu os espaços da Biblioteca, começando pelo saguão; no subsolo, o Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin e o Laboratório de Digitalização. Nestes dois espaços, com os funcionários responsáveis, respectivamente, Andreia Teresinha Wojcicki Ruberti e Jony Favaro, os visitantes puderam conhecer um pouco do funcionamento e tiraram dúvidas.
No primeiro andar, visitaram a Sala dos Grandes Formatos - e ficaram impressionados com as obras do acervo -, a Sala de Consulta Rubens Borba de Moraes e o espaço onde ficam os gabinetes dos pesquisadores residentes.
Já no segundo andar, espaço administrativo da BBM, foram na Sala do Conselho e viram o colorido da "Estante Modular Brasiliana" - uma das partes que o arquiteto mais gosta na Biblioteca (foto 10) -, que tem este nome porque foi criada por Loeb para compor o mobiliário da BBM e hoje é comercializada por uma empresa.
Durante a visita, Loeb fez alguns comentários sobre o projeto, a obra e o Espaço Brasiliana, como a localização das estantes do acervo Mindlin (também chamado de anéis), que podem ser vistas estando no térreo, no primeiro ou no segundo andar da BBM. Segundo ele, a ideia é do acervo sempre estar no cenário do prédio, sendo a parte mais importante, e usou a metáfora "uma casa sem livros é um corpo sem alma".
Por último, fora da BBM, mas ainda no Espaço Brasiliana, foram até o Auditório István Jancsó e na Livraria da Edusp.
Loeb é formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e atualmente é professor de Projeto e Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos na Universidade Presbiteriana Mackenzie. O arquiteto também é filho de Diana Mindlin, sendo assim um dos netos do casal Guita e José Mindlin também.
Confira alguns registros da visita:
Fotos: Julia Forner/BBM-USP